Na edição passada a FolhaVP mostrou a preocupação da vizinhança com a elevação de guias e pistas no trecho onde ocorrem as obras de construção de três terminais de ônibus na avenida Anhaia Mello, nas proximidades das estações Vila Prudente de metrô e monotrilho. O temor é que a medida agrave o problema das cheias nas imediações. No entanto, quem trafega pelo ponto onde ocorrem as obras também reclama das alterações na configuração viária que têm causado dificuldades aos motoristas que passam pelo local.
Quem está na rua Ibitirama e quer entrar à direita na rua Cavour precisa ter muita atenção para não subir na calçada construída recentemente. Os condutores dos ônibus biarticulados que atendem a parada da Cavour são obrigados a fazer uma manobra minuciosa para completarem a conversão sem avançarem no passeio.
“Esta esquina está bastante perigosa. Por causa do metrô o movimento de pedestres é grande e eles precisam ter muita atenção para não serem atingidos por algum ônibus que está tentando virar na rua Cavour. Já detectamos o problema e comunicamos para os nossos superiores”, afirmou um agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que trabalha diariamente no trecho em obras.
Também enfrenta dificuldades o condutor que esta na rua Ibitirama e quer acessar a Anhaia Mello (sentido centro). “Somos obrigados a fazer uma conversão de quase 90 graus para virar na avenida. É nítida a existência de espaço para transformar a curva em 45 graus, o que facilitaria o acesso”, afirmou o morador da região que se identificou como Toninho Lencioni.
Questionada, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô esclareceu que a readequação do viário nos trechos citados encontra-se em andamento, com previsão de término no segundo semestre de 2017. Foi ressaltado que as alterações já implantadas obedeceram projeto elaborado e aprovado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), para quem as sugestões recebidas serão encaminhadas. Sobre a implantação de recuo na calçada de acesso à rua Cavour, o Metrô informou que a obra está programada para ser realizada dentro do prazo mencionado, mas avaliará junto à empresa contratada a viabilidade de antecipar a execução deste serviço. (Gerson Rodrigues)