Colunão

*Colunão publicado em 24 de setembro

UPA Mooca
É aguardada para os próximos dias a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mooca, oficialmente batizada de Dom Paulo Evaristo Arns. Pelo menos na placa que será descerrada e vazou ontem nas redes sociais, consta “inaugurada em setembro de 2021”. Até o fechamento desta edição, a Secretaria Municipal de Saúde não confirmou a data. Fica a constatação de que a turma na internet está mais ligeira que a comunicação oficial da Prefeitura.
A nova unidade, na rua Dr. Fomm com a rua Doutor Guilherme Ellis, terá capacidade para realizar cerca de 22 mil atendimentos por mês e a expectativa é que funcione em período integral, 24 horas por dia.

Mais UPA
A construção da UPA Mooca foi licitada em 2014 e paralisada em 2016. Os trabalhos foram retomados apenas em maio de 2020, já com a pandemia em andamento. Na ocasião, foi divulgado que a previsão de entrega era no final do ano passado. É o típico enredo de obra pública.

Muro da SUB-VP
Em resposta ao questionamento feito nesta coluna na semana passada, sobre a derrubada do muro da Subprefeitura de Vila Prudente (SUB-VP) que faz divisa com o terreno particular onde será erguido um gigante de 39 andares, a Prefeitura informou que todas as licenças necessárias para a obra foram emitidas por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e que houve a demolição do muro apenas da divisa objeto do alvará, mas que o espaço da Subprefeitura está preservado, assim como o pequeno talude que existe entre ambas as áreas. Foi ressaltado que o procedimento ocorreu sem irregularidades.

Prazo prorrogado
Foi publicado no Diário Oficial do Município de ontem, dia 23, a ampliação do prazo para solicitar a regularização de edificações na cidade. A Prefeitura esclareceu que o objetivo é oferecer mais tempo ao munícipe, considerando as dificuldades impostas pela pandemia para viabilizar todos os trâmites necessários. A data final para dar entrada no pedido venceria na próxima quinta-feira, dia 30, e agora vale até 29 de março de 2022.

Polêmica no Conseg
A Subprefeitura Vila Prudente divulgou Nota de Repúdio, pois considera que houve desrespeito aos funcionários públicos presentes na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Vila Prudente ocorrida em 13 de setembro. De acordo com o documento, alguns manifestantes fizeram acusações em tom elevado de voz e sem provas ao apresentar as demandas do bairro. A Subprefeitura entende ainda que a direção do Conseg não conduziu com imparcialidade a sessão para evitar os constrangimentos aos designados para representar a Prefeitura. Destacou por fim que o objetivo da reunião é a atuação em conjunto dos poderes para a melhoria da região. A queixa foi formalizada oficialmente à Coordenadoria Geral dos Conseg’s.
Acusações a funcionários públicos sem prova podem dar multa braba e até cana. Vamos aguardar os acontecimentos. O Conseg Vila Prudente é aquele que se reúne na Vila Zelina. Copia o Rotary Vila Prudente que se reúne na Mooca.

Nem os semáforos escapam
Não são apenas os motoristas que são atacados enquanto esperam a abertura dos semáforos pela cidade. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem divulgando diariamente a quantidade de equipamentos vandalizados. Somente entre às 7h da última terça-feira, dia 21, e 7h da quarta, dia 22, foram registradas 12 ocorrências de furto de cabos de energia em cruzamentos. Ao todo, foram levados 691 metros. Na região, o delito da vez foi na esquina da avenida Alcântara Machado com a rua Bresser, onde marginais surrupiaram 50 metros de cabos.
Se os criminosos não resolverem levar o seu celular também, a CET pede que ao flagrar o ato, acionar imediatamente o 156 da Prefeitura ou o 190 da Polícia Militar.

Fibromialgia
Foi aprovado em primeira votação no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, o projeto de Lei 64/2021, de autoria da vereadora Edir Sales (PSD), aqui da região, que prevê a inclusão das pessoas com Fibromialgia na prioridade das filas de atendimentos dos guichês públicos e particulares da capital. A Fibromialgia é uma síndrome caracterizada, principalmente, pela manifestação de dores crônicas no corpo, condição que dificulta a longa espera, principalmente se for em pé.  A iniciativa foi elaborada com a orientação da Associação Nacional de Fibromiálgicos (Anfibro).

Bazar on-line
Enquanto não retoma os bazares presenciais, o Arsenal da Esperança realiza vendas através do site: www.bazardoarsenal.com.br. No espaço virtual foi disponibilizado o brechó com diversas peças femininas. Também há livros, artigos religiosos e artesanatos. As informações sobre pagamentos e entregas estão disponibilizadas no próprio site. Que ainda tiver dúvida pode entrar em contato através do telefone: 2292-0977 ou WhatsApp: 98245-1901.
Instalado na Mooca há 25 anos, o Arsenal presta auxílio diário para 1200 homens em situação de rua.

Calibrando a chuteira
Sob o comando do técnico Fahel Junior, o Juventus tenta manter o equilíbrio na Copa Paulista – não apenas no placar, mas no futebol apresentado. Estreou na competição dia 14 com derrota para Portuguesa por 2 a1 no Canindé. Na etapa seguinte venceu em casa o Taubaté por 1 a 0. Na última terça-feira, dia 21, no estádio Martins Pena, ficou no empate em 1 a 1 com o Atibaia. O próximo confronto é na terça-feira, dia 28, diante do São Caetano, na Javari.

Vila Prudente – 131 anos
A tradicional cerimônia promovida pelo Círculo de Trabalhadores em comemoração ao aniversário do bairro está marcada para 4 de outubro – data oficial de fundação da Vila Prudente. O evento acontece às 8h45 no obelisco da praça do Centenário. Após a solenidade, será servido bolo no local.

Mais festejo
A etapa Aniversário da Vila Prudente da Corrida Kids abrirá os eventos alusivos aos 131 anos do bairro. A atividade gratuita está marcada para 3 de outubro, a partir das 9h, no CDC Parque Ecológico, na avenida Jacinto Menezes Palhares, altura do número 440. A Subprefeitura de Vila Prudente é uma das organizadoras. Mais informações e inscrições: www.corridaskids.com.br.