Colunão

Mudança na Mooca
O eleitorado da Mooca tem novo local de votação. Quem votava no campus da Universidade Brasil foi transferido para a Diretoria de Ensino Leste 5, na rua Celso de Azevedo Marques, 502, também na Mooca. De acordo com a Justiça Eleitoral, o novo ponto fica a um quilômetro da universidade. A mudança ocorre devido à desativação do edifício da instituição de ensino na rua Ibipetuba. Cerca de 6.300 eleitores serão transferidos de forma automática, não é necessário ir ao cartório para fazer a alteração. O novo local de votação abrigará 16 seções eleitorais. Foi informado ainda que, no dia do pleito, faixas informando sobre a transferência serão afixadas no antigo e no novo endereço.

Prazo eleitoral
De 1º de abril até a última terça-feira, dia 23, a Justiça Eleitoral paulista registrou o atendimento de 285.188 eleitoras e eleitores. Desse total, 93.622 foram para alistamento (emissão do 1º título); 97.902 para transferência de domicílio e outros 93.664 estavam relacionados à revisão de dados cadastrais. Vale lembrar que o eleitorado tem até 8 de maio para ficar em dia e votar no pleito municipal de outubro. Os cartórios vão ampliar o horário de atendimento a partir de 1º de maio e fazer plantão no final de semana (mais informações na página 3). Em ano eleitoral, o cadastro é fechado nos 150 dias anteriores à data do pleito, conforme prevê o artigo 91 da Lei das Eleições 9.504/1997. O primeiro turno está marcado para 6 de outubro.

Dengue no Sapopemba
Vizinho do São Lucas, que enfrenta alta de casos de dengue, o grande e populoso distrito do Sapopemba também assusta pela quantidade de moradores infectados. No intervalo de uma semana entre os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, somou mais de 800 casos, passando de 2.592 para 3.412 ocorrências da doença desde o início do ano.

Enquanto isso…
A leitora Carla Rigobelo conta que presenciou cena bastante inusitada na porta de um hipermercado na região do Sapopemba: diversos agentes de saúde, sendo duas vestidas de mosquito e música nas alturas. Quando passou pela equipe, a recomendação foi: use repelente! A impressão é que fomos direto do Álcool 70% para o repelente. O salário do trabalhador é consumido pela epidemia da vez e a indústria farmacêutica ri à toa.

Aedes agradece
A síndica de um condomínio com mais de 2.500 moradores na rua Costa Barros, na Vila Alpina, reclama que pediu reforço da Prefeitura para nebulização porque, apesar dos cuidados internos de prevenção, há vários casos de dengue no local. A resposta foi que o prazo é de três meses. Quem fica satisfeito nessa história é só o Aedes Aegypti mesmo.

Renegociação de dívidas
Os contribuintes em débito com a Prefeitura poderão aderir ao Programa de Parcelamento Incentivado de 2024 (PPI 2024) a partir da próxima segunda-feira, 29 de abril. O programa oferece até 95% de desconto de juros e multas para pagamentos à vista de débitos atrasados de IPTU, ISS e multas, entre outros. O ingresso no PPI deverá ser feito pela internet até 28 de junho. Todos os detalhes da norma podem ser consultados no decreto número 63.341 de 10 de abril de 2024.

Visita oficial
O vereador Gilson Barreto, que migrou do PSDB para o MDB no início do mês, estará no Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente na manhã da próxima terça-feira, dia 30. Será recebido pelo presidente da entidade e da Folha, Newton Zadra.

Saúde mental
Todas as quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, na sala 4 da Paróquia São José de Vila Zelina, o Grupo da Graça oferece apoio às pessoas que sofrem com ansiedade, ciúme, depressão, irritação, insegurança, insônia, nervosismo, raiva e solidão, entre outros males psíquicos. O atendimento é gratuito. A igreja fica na praça República Lituana, 74.

Um milhão no Museu
No último final de semana, o Museu do Ipiranga comemorou a marca de um milhão de visitantes desde a reabertura em setembro de 2022. Nesse período, recebeu em média duas mil pessoas por dia, entre brasileiros e estrangeiros. Além deles, visitaram o Museu gratuitamente 500 grupos de alunos da rede pública de ensino e outros 90 grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social agendadas por meio de ONGs.

Fica a dica
Para quem ainda não esteve no Museu do Ipiranga após o restauro, ou quer retornar, atualmente o ingresso custa R$ 30 (inteiro) e R$ 15 (meia). Podem ser adquiridos com antecedência no site da Sympla (www.sympla.com.br) ou mediante disponibilidade na bilheteria. O museu tem acesso gratuito às quartas-feiras e no primeiro domingo de cada mês. Para gratuidade, o ingresso deve ser retirado na bilheteria, na própria data, sem possibilidade de agendamento pelo site. A distribuição ocorre a cada 30 minutos. O museu funciona de terça a domingo das 10h às 17h (bilheteria abre às 9h e a última entrada é às 16h).