O último sábado, dia 30, foi festivo no Centro Educacional e Esportivo (CEE) Arthur Friedenreich – oficialmente chamado de Clube Escola pela Prefeitura, mas o nome “não pegou” entre os usuários, principalmente os mais antigos. E são várias gerações frequentando a unidade municipal que completou 50 anos no dia 29 de março. Além da comemoração pelo aniversário, no sábado foram entregues duas novas quadras: uma poliesportiva e a outra para a prática de tênis.
A solenidade contou com uma tocha oficial da Olimpíada do Rio 2016 e a pira, da Secretaria Municipal de Esportes, foi acesa pelo atleta Raphael Magalhães que iniciou os treinamentos aos 13 anos na pista do Friedenreich, hoje é profissional pelo Sesi de Santo André, disputa maratonas internacionais e busca índice para estar nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio no Japão. O coral da Guarda Civil Metropolitana (GCM) entoou o Hino Nacional.
Após a abertura oficial e os agradecimentos feitos pelo coordenador do clube, Marcos Santos; o presidente do Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente e da Folha, Newton Zadra, falou um pouco sobre a história, a tradição e a importância do centro esportivo. Ele destacou a luta do jornal e da comunidade para conseguir devolver vários equipamentos ao espaço, como as três piscinas públicas fechadas há quatro verões. Zadra também foi convidado a percorrer alguns metros com a tocha olímpica, além de atletas, crianças e jovens.
Entre as autoridades e personalidades, foi registrada a presença da vereadora Edir Sales (PSD) e de José Amaury Russo, ex-presidente da Federação Internacional de Esportes para Pessoas com Deficiência Intelectual (INAS), morador e empresário na região.
Crianças e jovens de comunidades carentes locais puderam se divertir em diversas atividades ao longo da manhã e início da tarde. A festa também contou com equipes de vôlei e basquete de projetos sociais que estrearam as novas quadras, além de skatistas e praticantes de parkour, grupos de capoeira, entre outros.
Novas quadras
A utilização das quadras é gratuita e de acordo com a coordenação, por enquanto, será por ordem de chegada. Quando houver uma demanda definida, poderão ser agendados horários.