Começa neste sábado, dia 6, no campo do Centro Esportivo Vicente Feola, na Vila Manchester, a disputa da região Leste da Taça das Favelas. Depois de passar por 12 capitais brasileiras, o torneio amador de futebol será realizado em São Paulo pela primeira vez neste ano. A competição conta com a participação de 64 favelas para o torneio masculino e 32 na categoria feminina. A estimativa dos organizadores é mobilizar 20 mil jovens entre 14 a 17 anos.
Os times que disputarão o torneio saíram de uma triagem realizada em 240 comunidades. Participarão 32 equipes masculinas e 16 femininas. A região será representada pelo time masculino da Favela de Vila Prudente, que estreia neste sábado, dia 6, às 14h30, contra a Favela Vila São Pedro. O elenco local é formado por 25 jogadores, que serão orientados pelo treinador Leandro da Silva e pelo auxiliar Ivanildo Gonçalves.
“Mesmo com inúmeras limitações estamos bastante confiantes. Temos bons jogadores na equipe e todos estão motivados e focados. Representar a Vila Prudente será um grande desafio”, comentou o treinador Leandro da Silva.
Os jogos da fase inicial serão realizados nos campos do CE Vila Manchester (Zona Leste), CE Edson Arantes do Nascimento (Zona Oeste), CE Jardim São Paulo (Zona Norte), Estádio Municipal Jack Marin (Centro), e do CE Vila Guarani (Zona Sul).
O campeonato é organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzida pela InFavela. Em ambas as categorias (masculino e feminino), o sistema será de mata-mata. A partir das quartas de final os duelos serão formados a partir do desempenho das equipes, o melhor joga contra o oitavo, o segundo contra o sétimo, e assim por diante. Os campeões da Taça das Favelas, feminino e masculino, serão conhecidos no dia 1º de junho. A partida final acontece no estádio do Pacaembu.