Editorial

Ciclovia da Anhaia Mello é bem avaliada

Se sobre os trilhos da Linha 15-Prata a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô ainda enfrenta muitos questionamentos; ao longo do canteiro central da avenida Anhaia Mello – sob a estrutura do monotrilho – o que se ouve são elogios.

Quando o transporte sobre trilhos elevados foi anunciado na região, uma das principais preocupações foi justamente o que aconteceria embaixo desse extenso caminho. O histórico dos baixos de viadutos da cidade justificava esse temor.  No entanto, o Governo do Estado e o Metrô surpreenderam positivamente com o projeto paisagístico implantado, que compreende uma ciclovia.

Ampla pesquisa feita pela Cia. do Metrô e divulgada com exclusividade pela Folha em setembro passado, comprovou a aceitação da ciclovia implantada há quase quatro anos no canteiro da Anhaia Mello, no primeiro trecho da Linha 15 que entrou em operação, entre as estações Vila Prudente e Oratório.

Dados da enquete apontaram que 35,2% dos entrevistados utilizam a ciclovia para ir e voltar ao trabalho, sendo que 21,1% fazem baldeação com o metrô e 10,3% para integrar com ônibus. Outros 60,7% usam a ciclovia como lazer. Ainda entre os ouvidos, 61,2% afirmaram que utilizam a ciclovia como pista para caminhadas e outros 54,3% para pedalar. Na época a pesquisa também apontou que a ciclovia tem a mesma frequência nos dias úteis e aos finais de semana e mais de 93% dos ouvidos, garantiram que estão no local semanalmente.

Entre as principais respostas na ocasião sobre a motivação para usar o espaço estão: faz bem à saúde (64,2%), local adequado para pedalar (47,6%), ganhar tempo (31,1%), integração com outros transportes (19,8%) e economia de dinheiro (13,2%). Os entrevistados também ressaltaram que a ciclovia melhorou a paisagem da região e o fato de ser arborizada também melhorou o conforto térmico. Ressaltaram ainda a iluminação adequada.

Com a inauguração de mais quatro estações da Linha 15 no mês passado, a ciclovia passou de 2,3 km para 7,8 km ao longo da Anhaia Mello. A boa notícia é que ao contrário das estações que foram entregue ainda em obras e dos trilhos em testes sem fim (inclusive entre Vila Prudente e Oratório), o paisagismo no canteiro central foi concluído e a população já desfruta plenamente do espaço. Ao percorrer a ciclovia, fica a certeza que se o Metrô refazer a pesquisa no novo trecho, repetirá os índices de aprovação obtidos no ano passado.

 

5 Comentários

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  • Anônimo 8 de outubro de 2010, 20:24

    Agora temos que torcer para o governador ALCKMIM
    nao esqueca suas promessas de campanha.

  • Anônimo 14 de outubro de 2010, 14:51

    Se o SERRA, vencer agora para presidente, ficará melhor ainda, pois os recursos para São Paulo virão com maior facilidade.

  • Anônimo 15 de outubro de 2010, 14:47

    Uma Pena que quando a prefeitura de São Paulo teve a oprtunidade de fazer, não se concretizou, já que ano passdo vivemos um embate entre a prefitura e a sociedade civil no momento da revisão do plano diretor estratpegico da cidade, contra todo o clamor da população a prefeitura entregou uma revisão á câmara municipal sem uma avaliação e discussão de qualidade com a população, tanto é que diante do fato não houve clima politico para a tal revisão fosse votada pelos vereadores, revisão esta alvo de ações no judiciário, em 2012 é o prazo para a discussão de um novo plano diretor e que esperamos desta vez seja melhor debatido com a população, e não um plano meramente imibiliário.

  • Anônimo 15 de outubro de 2010, 14:54

    O que tem acontecido é o desrespeito ao atual plano, é o caso das tais operações urbanas anunciadas pelo atual prefeito, foram anunciados mais de 4 bilhões em investimento sem uma prévia discussão com a população da cidade e seus impactos.O futuro de uma cidade justa, sustentável, e iunclusiva deve ser discutido com seus moradores e o plano diretor é o instrumento legal para isso.

  • Anônimo 2 de Março de 2012, 17:30

    Esta tal de CET (Companhia Engano Todos), a unica coisa que sabem fazer é atrapalhar o trânsito e multar, só isto, e mais nada.