Editorial

Ciclovias…
Alô CET

Quem trafega ou caminha pela avenida Anhaia Mello já entendeu a importância de uma ciclovia bem feita para auxiliar a vida dos paulistanos, seja como opção de deslocamento utilizando a bicicleta ou até mesmo como lazer. A longa faixa implantada pela Companhia do Metrô sob os trilhos do monotrilho, no canteiro central da avenida, é amplamente utilizada dia e noite. Resta a Prefeitura prestar atenção no movimento e se empenhar para repetir o sucesso.

Em setembro do ano passado, o governo municipal promoveu audiência pública em Vila Prudente para discutir a revisão das faixas para bicicletas implantadas na gestão passada. A reunião contou com grande presença de moradores, comerciantes e ciclistas da região e terminou de maneira bastante polêmica. Uma das razões para a discórdia foi a possibilidade apresentada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de implantar uma ciclovia ao longo da avenida Zelina. A sugestão teve imediata reação contrária de comerciantes e defesa por parte de usuários de bicicletas que rebateram que não adianta apenas colocar ciclovia em ruas sem atrativos.

Na ocasião, a CET também levantou a hipótese de remanejar algumas ciclovias para outras vias corrigindo erros da gestão anterior que nunca se preocupou em dialogar com a comunidade, pintando faixas de vermelho pelas ruas sem critérios racionais. Há ciclovias na região que tem críticas unânimes: moradores não conseguem entender porque as mesmas estão em suas portas e os ciclistas já desistiram de pedalar por elas.

A revisão dessas ciclovias foi promessa de campanha do ex-prefeito João Doria (PSDB) e a intenção de discutir com a sociedade pareceu muito positiva. Contudo, diante da polêmica levantada na audiência pública em Vila Prudente, o então secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sergio Avelleda, encerrou o encontro prometendo voltar “nas semanas seguintes” com novos estudos. Meses se passaram, virou o ano e o Avelleda também já foi remanejado de função dentro da Prefeitura com a saída de Doria.

A Folha já cobrou diversas vezes uma posição da CET e sempre recebeu resposta evasiva sobre o prazo para nova audiência ou o resultado do tal novo estudo anunciado. A impressão é que a Prefeitura esqueceu mesmo da questão, a começar pela manutenção das ciclovias espalhadas pela região.

5 Comentários

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  • Anônimo 8 de outubro de 2010, 20:24

    Agora temos que torcer para o governador ALCKMIM
    nao esqueca suas promessas de campanha.

  • Anônimo 14 de outubro de 2010, 14:51

    Se o SERRA, vencer agora para presidente, ficará melhor ainda, pois os recursos para São Paulo virão com maior facilidade.

  • Anônimo 15 de outubro de 2010, 14:47

    Uma Pena que quando a prefeitura de São Paulo teve a oprtunidade de fazer, não se concretizou, já que ano passdo vivemos um embate entre a prefitura e a sociedade civil no momento da revisão do plano diretor estratpegico da cidade, contra todo o clamor da população a prefeitura entregou uma revisão á câmara municipal sem uma avaliação e discussão de qualidade com a população, tanto é que diante do fato não houve clima politico para a tal revisão fosse votada pelos vereadores, revisão esta alvo de ações no judiciário, em 2012 é o prazo para a discussão de um novo plano diretor e que esperamos desta vez seja melhor debatido com a população, e não um plano meramente imibiliário.

  • Anônimo 15 de outubro de 2010, 14:54

    O que tem acontecido é o desrespeito ao atual plano, é o caso das tais operações urbanas anunciadas pelo atual prefeito, foram anunciados mais de 4 bilhões em investimento sem uma prévia discussão com a população da cidade e seus impactos.O futuro de uma cidade justa, sustentável, e iunclusiva deve ser discutido com seus moradores e o plano diretor é o instrumento legal para isso.

  • Anônimo 2 de Março de 2012, 17:30

    Esta tal de CET (Companhia Engano Todos), a unica coisa que sabem fazer é atrapalhar o trânsito e multar, só isto, e mais nada.