O Metrô iniciou a escavação e execução de estacas das fundações para extensão de 380 metros a oeste da estação Vila Prudente da Linha 15-Prata do monotrilho. A Companhia ressalta que a obra na avenida Anhaia Mello permitirá a utilização das duas plataformas da estação, aumentando a oferta de trens e diminuindo o tempo de espera entre eles.
A nova área de manobra contará com um “track switch”, que é o aparelho que faz o monotrilho mudar de via. O Metrô afirma que, com essa alteração no trecho, os trens que vêm de São Mateus vão poder desembarcar os passageiros e seguir mais adiante para manobrar, liberando a chegada mais rápida de outras composições. Atualmente essa manobra é feita no lado leste da Vila Prudente, pouco antes da chegada à estação.
O presidente do Metrô, Silvani Pereira, confirmou que a nova via deve estar concluída no segundo trimestre de 2022. O trecho vai compor a extensão da Linha 15 até a estação Ipiranga da CPTM, atualmente na fase de elaboração do projeto executivo.
Na outra ponta
A Linha 15 também está ganhando prolongamento no sentido extremo leste. O Metrô trabalha atualmente em uma área de manobra de trens a 560 metros da futura estação Jardim Colonial e na construção da Subestação Primária Iguatemi para ampliar a distribuição de energia elétrica para a extensão do monotrilho.
As panes de energia foram graves problemas que a Linha 15 enfrentou com a inauguração de novas estações. De acordo com o presidente do Metrô, os trabalhos estão em ritmo acelerado e “subestação será muito importante para operação de toda a linha”.
Foto: Metrô SP