Exatamente hoje, 21 de agosto, a estação Vila Prudente da Linha 2-Verde completa 10 anos de inauguração. O dia, um sábado, foi marcado por muita festa e expectativa na região: antes mesmo da abertura oficial das portas, centenas de pessoas se aglomeravam na entrada para participar do evento e fazer as primeiras viagens no tão aguardado metrô do bairro.
A estação, certamente uma das mais bonitas da cidade, é marcada por uma arquitetura futurista, com destaque especial para a cobertura de vidro, que proporciona iluminação natural. Além de elevar consideravelmente a qualidade do transporte público na região, a inauguração da estação do metrô foi um divisor na história do bairro, colocando definitivamente a Vila Prudente no mapa da cidade.
No entanto, apesar de ser uma benfeitoria enorme à região, a estação Vila Prudente precisa de atenção urgente da Companhia do Metropolitano e do Governo do Estado. Com a expansão da Linha 15-Prata do monotrilho para o extremo leste, a estação Vila Prudente de metrô viveu dias de estação Sé por ser o único ponto de integração com a Linha 15. Escadas rolantes chegavam a ser desligadas para evitar a superlotação nas plataformas. O problema só foi amenizado por causa da pandemia do coronavírus que colocou grande parte de trabalhadores em home office, desafogando a estação.
A Folha vem cobrando que as autoridades se pronunciem com urgência sobre a extensão da Linha 15 até a estação Ipiranga da CPTM, oferecendo alternativa de interligação aos usuários.