Sempre que promove uma alteração viária, a justificativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é que a medida visa melhorar as condições de segurança e de fluidez no trânsito local. Passado mais de um mês das mudanças implantadas na rua Sebastião Preto, na Mooca, continua grande a quantidade de motoristas que discorda da CET.
Desde 27 de julho, a rua Sebastião Preto ganhou 44 vagas de estacionamento a 45º. Para a implantação das vagas, a via passou a ter mão única de direção da rua do Oratório para a avenida Paes de Barros. Desde então, a avenida Paes de Barros enfrenta picos de congestionamento no trecho porque todos os veículos que precisam acessar ou cruzar a rua do Oratório acabam canalizados na rua Isabel Dias (foto) – que sempre teve fluxo alto, além de rotatória, semáforo e diversos comércios.
“Beneficiaram pouco mais de 40 proprietários de veículos, sendo que alguns ficam parados o dia todo na Sebastião Preto, e ferraram todo o resto que precisa passar pelo entorno. Impossível entender a ‘engenharia’ da CET”, esbraveja Thiago Assis que utiliza o trecho duas vezes ao dia. “Todo mundo travado na Paes de Barros e depois na Isabel Dias, enquanto a Sebastião Preto fica ociosa, servindo de estacionamento. Absurdo!”, completa.
Um frentista do posto de combustível na esquina da rua Isabel Dias com a avenida Paes de Barros também notou que depois da alteração na Sebastião Preto, o trânsito na Isabel Dias ficou sobrecarregado. Os congestionamentos são diários e os piores períodos são entre 13h e 14h e 17h e 19h.
O empresário Ricardo Xavier, que mora na Mooca há 30 anos, ressalta que a Sebastião Preto sempre foi uma alternativa de acesso para quem estava na Paes de Barros e pretendia acessar a rua do Oratório. “A rua Isabel Dias não comporta essa quantidade extra de veículos. O congestionamento está travando o cruzamento com a Paes de Barros. A CET precisa rever essa mudança”, afirmou.
Sempre que promove uma alteração, a CET também informa que seus agentes vão monitorar o tráfego no local. A reportagem da Folha questionou “se os agentes notaram os problemas levantados pelos motoristas”. A CET respondeu apenas que com a alteração na Sebastião Preto, também foram implementadas medidas na rua Isabel Dias para melhorar a fluidez da via. Uma delas é a restrição de estacionamento das 7h às 20h num lado da via e das 16h às 20h no outro. Ressaltou que os agentes de monitoramento realizam rondas constantes para coibir desrespeitos e garantir o bom fluxo das vias do entorno.
E nossa ilustríssima vereadora Edir Salles, em conjunto com “lideranças” do bairro, querem fazer o mesmo na Rua Pinheiro Guimarães… aguardem o resultado desastroso.
Isto é engenharia de tráfego? Onde estão os dados pesquisados? Estão querendo enganar quem? Quem propôs essa alteração não conhece o bairro e muito menos a região
A CET tem engenheiro que só ela entende, mas para multar não tem igual.
Tem um equívoco na matéria. O nome da Rua é Sebastião Preto e não Sebastião Dias.
Se bem que ficou tudo tão confuso que parece mesmo que as duas ruas viraram uma só
Quem está equivocada é a Sra. Leia a matéria com atenção e veja que não é citado o nome Sebastião Dias, e sim Rua Isabel Dias.
Moro aqui perto, tinha acidente todo dia, vinha carro de todos os lados, era impossível atravessar a rua, ficou bem melhor agora
e para piorar ainda mais estão implementando um semáforo na izabel duas com a madre de
Deus.Que engenharia mais ridícula é essa
pq minha resposta nao será publicada ?
Estava na verificação de Spam, mas já entrou!
Ficou uma bosta