Nesta segunda-feira, dia 22, o governador João Doria (PSDB) e o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, vistoriaram a futura estação São Mateus da Linha 15-Prata do monotrilho. O prefeito Bruno Covas (PSDB) também acompanhou a inspeção. A visita técnica marcou a retomada das obras para conclusão de quatro estações: Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. De acordo com o Governo do Estado, as novas paradas devem ser entregues até o fim deste ano.
“Viemos fazer uma supervisão das obras da Linha 15, que foi reiniciada. A obra deverá ser concluída até 31 de dezembro e, em janeiro, iniciam as operações”, afirmou o governador.
Para finalizar as estações, a Companhia do Metropolitano de São Paulo -Metrô precisou relicitar as obras, após rescindir o contrato no fim do ano passado com a empreiteira Azevedo & Travassos e aplicar multas de mais de R$ 7 milhões por abandono dos serviços.
A nova empresa contratada é a STER Engenharia, que também será responsável pela implantação da ciclovia e do paisagismo sob o traçado do monotrilho. O valor do contrato é de R$ 47,5 milhões.
Quando a etapa até São Mateus estiver concluída, a Linha 15 vai atender em torno de 350 mil passageiros por dia útil, em 13 km de extensão e dez estações.
O Estado também assinou contrato com a empresa Somague Engenharia, que venceu a concorrência para a construção da estação Jardim Colonial. As obras devem começar nas próximas semanas e a estação está programada para ser aberta em 2021.
A Linha 15-Prata iniciou sua operação em agosto de 2014, entre as estações Vila Prudente e Oratório, num trecho de menos de 3 km de extensão. Somente quatro anos depois, em abril de 2018, foram entregues mais 5,5 quilômetros de trilhos e as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.
Depois de longo período de testes, o monotrilho opera no mesmo horário da rede sobre trilhos da cidade: das 4h40 até meia-noite de domingo a sexta, e até 1h, na madrugada de sábado para domingo.