Conforme a Folha já ressaltou em matérias anteriores, a linha de ônibus 314-V Vila Ema com destino para a Praça Almeida Júnior, no bairro da Liberdade, será desativada quando ocorrer a reestruturação do transporte público na cidade. Apesar da preocupação dos usuários, técnicos da São Paulo Transportes (SPTrans) confirmaram o fim dessa linha em reunião realizada na sexta-feira passada, dia 11, a pedido do mandato da vereadora Juliana Cardoso (PT). A linha da Vila Ema tem mais de 50 anos de existência.
No encontro também estiveram presentes o secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano, o ex-deputado Estadual, Adriano Diogo, e líderes comunitários da região de Vila Prudente, Sapopemba e São Mateus. A pauta da reunião tratou das alterações da Prefeitura na região com o plano de reestruturação do transporte em edital publicado em março.
Pelo plano, das atuais 1.336 linhas que atendem a cidade, a Prefeitura vai acabar com 149. Outras 186 terão seus trajetos reduzidos. As alterações nas 335 linhas ainda vão retirar 936 ônibus de circulação das ruas.
Apesar do secretário de Transportes considerar as alterações publicadas no edital apenas referência, “sujeitas a mudanças”, técnicos da SPTrans reafirmaram a disposição de acabar com a linha 314-V. “Nenhuma mudança será efetivada sem ouvir a população”, disse Octaviano. “As linhas que têm sobreposição de itinerários com outras serão seccionadas ou extintas, dependendo do caso, mas para isso haverá período de adaptação”, explicou.
Para os moradores da Vila Ema, a SPTrans está sugerindo a utilização da linha 3021 Parque Bancário/Vila Prudente, mas os usuários ressaltam que essa linha circula lotada de seu ponto inicial e tem intervalo no horário de pico de 20 minutos. “Vamos colocar ônibus maiores e reduzir a frequência para atender a demanda da Vila Ema”, argumentou o técnico da SPTrans, Antônio Hamilton Carvalho.
Extintas e mais curtas
Do futuro Terminal Vila Prudente está prevista uma nova linha até a Praça Almeida Júnior, alternativa também sugerida aos passageiros da linha 314-J Parque Santa Madalena/Praça Almeida Júnior que terá seu trajeto reduzido até Vila Prudente.
Durante a reunião, moradores da região apresentaram dois abaixo-assinados contra a redução do trajeto das linhas 4221 Jardim Planalto/Terminal Parque Dom Pedro e 4288 Santa Madalena/Terminal Parque Dom Pedro. A sugestão apresentada pela Prefeitura aos passageiros desses dois bairros é utilizar os ônibus vindos de São Mateus. A alternativa sugerida a partir da Vila Prudente é acessar o Expresso Tiradentes que vai até o Terminal Mercado.
Conforme o edital, também terá seu itinerário reduzido até o futuro Terminal Vila Prudente a linha 373M-10 Jardim Guairacá/Shopping Metrô Tatuapé, obrigando os passageiros a fazerem mais três baldeações até o destino final.
Também terá sua parada final no Terminal Vila Prudente a linha 573-A Vila Alpina/Metrô Bresser. Na sequência será criada a linha até o Bresser.
Já as linhas 476-G Jardim Elba/Ibirapuera e a também 476-G Vila Industrial/Metrô Ana Rosa serão extintas, com a SPTrans sugerindo no bairro a poção da linha com origem no Terminal Sapopemba. Na Vila Prudente será criada a linha até o Metrô Vila Mariana. (Colaboração André Kuchar)
uma vergonha, nossa região já é carente de transporte pública, e esses “inteligentes” ainda vão tirar mais linhas de ônibus, coisas que só acontecem no Brasil.