O anúncio do corpo diretivo do Theatro Municipal de São Paulo foi feito pelo prefeito João Doria (PSDB) e pelo secretário municipal de Cultura, André Sturm, em coletiva realizada no último dia 5 na sede da Prefeitura. O novo regente e diretor musical do Theatro é o maestro Roberto Minczuk, 49 anos, de tradicional família de músicos da Vila Bela e fizeram as primeiras apresentações na Igreja Russa do bairro.
Regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira por 10 anos, Minczuk estava no Canadá, onde era diretor artístico e maestro titular da Orquestra Filarmônica de Calgary, e voltou ao Brasil para aceitar o convite da nova gestão municipal. “O Roberto é, na minha opinião, o maior regente brasileiro. E olha que temos excepcionais regentes no Brasil. Então é um prazer tê-lo de volta”, declarou o prefeito.
Roberto Minczuk começou sua carreira como um prodígio da trompa e já com dezesseis anos de idade ocupava o posto de Trompista Solista da Sinfônica Municipal de São Paulo. Durante o período em que estudou na conceituada Juilliard School de Nova York, apresentou-se como solista da Sinfônica Juvenil da cidade no Carnegie Hall e da Filarmônica de Nova York na série Young People’s Concerts.
Em seu vasto currículo consta ainda a regência associada da Filarmônica de Nova York nos anos de 1990 e a direção artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outros importantes cargos.
A Prefeitura optou por separar as funções de diretor artístico e a de regente do Theatro. Assim, a direção artística será assumida pelo diretor e cenógrafo Cleber Papa.
“Estamos felizes em poder investir na nossa São Paulo e torná-la melhor do que ela é. A gente acredita que também vai transformar a cidade, inspirar e impactar a vida das pessoas com a beleza da música, do balé, da dança, da ópera”, disse Minczuk durante a sua apresentação.
Durante a coletiva, também foi anunciado o novo slogan do Municipal: “A cidade no Theatro, o Theatro na cidade”. A Prefeitura pretende trabalhar com programas que levem a população ao Theatro e também ofereçam atividades do equipamento em outras regiões. Entre as iniciativas está o “Concerto Informal”, no qual, mensalmente, o maestro Minczuk irá reger a orquestra de uma maneira didática para o público, explicando cada um dos instrumentos e os movimentos que são realizados durante a execução de um concerto.