Criada por camponeses italianos na antiguidade, a bruschetta (do italiano bruscato = tostado) foi inventada para aproveitar sobras de pão amanhecido.
Originalmente, as fatias eram tostadas na brasa ou em fornos a lenha e recebiam dentes de alho esfregados, alguns tipos de ervas e guardadas para matar a fome dos trabalhadores no campo.
Com o passar do tempo a bruschetta recebeu outras coberturas, desde um simples fio de azeite até combinações de linguiças, queijos e pescados, tornando-se uma iguaria sofisticada.
Atualmente existem as bruschetterias, casas especializadas que servem uma infinidade de sabores. Segue uma deliciosa receita para fazer em casa e saborear.
Bruschetta de Polvo
Ingredientes:
500 grs de tentáculos de polvo (fresco ou congelado);
01 cebola grande;
02 dentes de alho;
06 colheres de sopa de azeite extra-virgem;
01 colher de café de páprica doce;
01 pitada de orégano;
½ xícara de chá de salsinha picada;
½ xícara de chá de anéis de cebolinha;
01 xícara de vinho branco seco;
sal e pimenta do reino a gosto.
Preparo:
Lave bem os tentáculos e leve para cozinhar em água fervente por pelo menos 45 minutos. Se ainda estiverem borrachudos, deixe ferver por mais 20 minutos. Retire e mergulhe em água com cubos de gelo, até esfriar.
Com cuidado para não soltar a fina pele, corte em pedaços não muito pequenos e reserve. Doure a cebola e o alho e acrescente sal, pimenta e páprica.
Junte o vinho branco no refogado e deixe apurar para reduzir um pouco.
Corte o pão italiano amanhecido em 8 fatias largas com 1 centímetro de espessura. Pincele azeite e toste-as em forno ou em frigideira, mas cuidado para não endurecerem demais.
Enquanto isso junte os tentáculos no vinho reduzido e com fogo alto, tempere com os demais ingredientes a gosto, mexendo suavemente.
Disponha as fatias de bruschetta e distribua o preparo sobre elas. Regue com azeite extra-virgem e sirva como entrada, com salada de folhas.
Bom apetite!
* Receita cedida pela Cantina Dopo Lavoro, rua Cananeia, 509, Vila Prudente – WhatsApp: 98227-5175.
muito bom o seu artigo