Começou no último sábado, dia 6, no campo do Centro Esportivo Vicente Feola, na Vila Manchester, a disputa da área Leste da Taça das Favelas. A equipe que representa a região, da comunidade de Vila Prudente, venceu o primeiro desafio contra a Favela Vila São Pedro. A partida terminou empatada em 1 a 1 no tempo normal e o time local ganhou nos pênaltis por 4 a 3.
Ansiosa com a estreia, a equipe da região começou o jogo nervosa, mas aos poucos foi se encontrando e abriu o marcador no primeiro tempo com o jovem atleta Rikelme. O gol de empate saiu nos minutos finais da partida. Mas, na disputa dos pênaltis, o goleiro Giovani mostrou seu talento e defendeu uma das cobranças, dando a vitória à Vila Prudente.
Como a primeira fase ainda não foi finalizada, a equipe da região aguarda os outros resultados para conhecer o segundo adversário e quando será o próximo jogo.
O torneio
Depois de passar por 12 capitais brasileiras, o campeonato amador de futebol está sendo realizado em São Paulo pela primeira vez neste ano. O campeonato é organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzida pela InFavela, com apoio da Prefeitura. A competição conta com a participação de 64 favelas para o torneio masculino e 32 na categoria feminina. A estimativa dos organizadores é mobilizar 20 mil jovens entre 14 a 17 anos.
A região é representada pelo time masculino da Favela de Vila Prudente, formado por 25 jogadores e orientados pelo treinador Leandro da Silva e pelo auxiliar Ivanildo Gonçalves.
Em ambas as categorias (masculino e feminino), o sistema será de mata-mata. A partir das quartas de final os duelos serão formados a partir do desempenho das equipes, o melhor joga contra o oitavo, o segundo contra o sétimo, e assim por diante. Os campeões da Taça das Favelas, feminino e masculino, serão conhecidos no dia 1º de junho. A partida final acontece no estádio do Pacaembu.