Também chamada de bife à role, a bracciola (um derivativo de bracinho no idioma italiano) surgiu na Europa como forma de aproveitar as carnes mais duras de bovinos e suínos. Por isso são recheadas e levam um tempo maior de cozimento. Como é um prato muito difundido, existem diversas formas de prepará-lo. A receita a seguir é uma suculenta sugestão, mas você pode alterar o recheio ou acrescentar algum de sua preferência.
Ingredientes:
10 bifes de coxão duro;
200 grs de coxão duro moído;
100 grs de bacon sem o couro, moído junto com a carne;
50 grs. de pimentão verde em filetes;
100 grs. de azeitonas pretas sem caroço;
200 grs de cenoura em filetes;
2 latas de tomate pelado em cubos;
150 ml de vinho tinto seco;
1 cebola média picada;
4 dentes de alho picados;
30 ml de azeite de oliva;
Orégano, sal, páprica picante e cheiro verde picado a gosto.
Preparo:
Tempere os bifes com sal e páprica mantendo o filete de gordura, pois isto agrega sabor ao molho. Divida por igual em 10 partes a carne moída com bacon, o pimentão, as azeitonas, o cheiro verde e a cenoura. Recheie cada bife com estes ingredientes, acerte o sal e enrole firmemente, prendendo as pontas com um palito. Atravesse um ou dois palitos pelo meio também, assim ficam mais firmes.
Numa panela de pressão grande, sele as bracciolas em azeite quente. Junte o alho e a cebola e deixe dourar um pouco. Na sequência, agregue os tomates pelados, 200 ml de água e o vinho tinto e leve ao fogo médio até iniciar fervura. Abaixe um pouco o fogo e deixe por cerca de 35 minutos. Verifique o ponto e se necessário, deixe mais um pouco no fogo baixo com a panela destampada, desta forma o molho apura um pouco mais. Retire cuidadosamente todos os palitos.
Sirva com macarrão parafuso de grano duro e cubra com bastante molho. Salpique aquele belo queijo parmesão ralado na hora. Bom apetite!
*Receita cedida pela Cantina Dopo Lavoro.