A escola municipal de educação infantil (EMEI) Quinta das Paineiras, em Vila Prudente, foi invadida seguidamente durante o feriado prolongado de Carnaval. As salas de aula ficaram bagunçadas, com muitos materiais didáticos destruídos e quatro relógios de parede foram levados. Porém, desta vez, as ações de vandalismo e furto foram filmadas por câmeras de segurança da unidade. Acionada por vizinhos, equipe da Polícia Militar chegou a flagrar a primeira das invasões, com menores dentro da unidade. Funcionários suspeitam que são os mesmos que retornaram nos dias seguintes.
A primeira invasão aconteceu na noite da sexta-feira, dia 1º, por volta das 21h. As imagens das câmeras mostram cerca de três menores no interior da escola, circulando pelas salas de aula e jogando ao chão brinquedos, livros e outros materiais. As filmagens registraram ainda a chegada de uma equipe da Polícia Militar que flagrou os menores dentro da unidade. No entanto, nos dois dias seguintes as cenas se repetiram e os funcionários da escola acreditam que são os mesmos meninos flagrados pela PM. Nas imagens também é possível ver, em outro momento, um homem entrar na escola com uma mochila e sair com um dos relógios de parede na mão.
“Tivemos conhecimento do ocorrido porque um pintor que está prestando serviço à escola esteve na unidade durante o feriado e encontrou tudo bagunçado. Infelizmente, mais uma vez, quem fica com os prejuízos são as crianças atendidas, que perderam muito materiais, principalmente livros e brinquedos”, declarou uma funcionária que prefere não se identificar. “Solicitaremos à Diretoria Regional de Ensino uma verba para implantarmos alarme nas salas de aula, o que pode ajudar a inibir essas invasões”, completou. O caso foi registrado ontem no 56º Distrito Policial – Vila Alpina, onde o caso será investigado para identificação dos responsáveis.
A Folha também procurou o 21º Batalhão de Policia Militar, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.
Histórico
Em junho do ano passado a Folha publicou matéria semelhante, quando a EMEI foi invadida, vandalizada e um televisor foi furtado. Na época funcionários da escola organizaram uma caminhada pelas ruas da região com os alunos para sensibilizar a vizinhança a zelar pela escola e acionar a Polícia Militar sempre que percebesse alguma movimentação suspeita.
No final de 2014, a Folha retratou outro caso ocorrido na unidade. Na época a escola também foi invadida em um final de semana e foram levados vários equipamentos eletrônicos e até alimentos para a merenda das crianças. O prejuízo estimado na ocasião foi de R$ 13 mil.