A tuneladora Shield, conhecida como Tatuzão, chegou à segunda estação da ampliação da Linha 2-Verde nesta quinta-feira, dia 27.
Ao longo do percurso até a futura estação Anália Franco, o maior Tatuzão da América Latina percorreu 1,6 km desde o início no canteiro do Complexo Rapadura, retirando 141 mil m³ de terra. Este trecho recebeu 873 anéis de concreto para revestimento das paredes do túnel, que compreende as estações Vila Formosa e Anália Franco. Neste último ciclo de escavação, iniciado em maio no poço Coxim, na região da Vila Formosa, foram 400 metros de extensão com 253 anéis instalados.
Agora, a máquina passará por um período de manutenção por cerca de 20 dias, antes de retomar a escavação com destino à futura estação Santa Clara, parando antes no poço Cestari. O destino final desta etapa é o poço Falchi Gianini – que fica pouco antes da estação Vila Prudente (já em operação) -, passando também pela estação Orfanato.
Depois que concluído este trecho, a tuneladora é desmontada e remontada no canteiro de obras da estação Penha, para escavar no sentido do Complexo Rapadura e concluir todo o túnel. Com investimento de R$ 13,3 bilhões do Governo do Estado, a obra vai expandir a Linha 2 da Vila Prudente até a Penha.
Foto: Governo do Estado