A tuneladora que constrói os túneis da ampliação da Linha 2-Verde do Metrô retomou as suas atividades no último dia 25, iniciando a etapa de escavação até a futura estação Anália Franco.
De novembro até o final de fevereiro, o Tatuzão construiu o primeiro trecho de túnel, com 654 metros de extensão, chegando na futura estação Vila Formosa. Nesse período foram retirados 70 mil m³ de terra e instalados 436 anéis de concreto para revestimento. Depois, passou um período de manutenção até reiniciar o trabalho nesta semana.
Agora serão escavados cerca de 800 metros até o Anália Franco, passando antes pelo VSE Coxim, que é um poço intermediário para ventilação e saída de emergência.
A tuneladora é capaz de escavar e revestir com anéis de concreto até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina. Tem cerca de 100 metros de comprimento e pesa 500 toneladas. É composta também pelo chamado “backup”, que é a estrutura de apoio do Tatuzão, composta por esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.
De acordo com o Metrô, até 150 pessoas trabalham diretamente em sua operação, que ocorre em três turnos diários, envolvendo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas.
Ampliação
A Linha 2-Verde está sendo prolongada entre a Vila Prudente e a Penha, com mais 8,4 km de vias, sendo 8 km operacionais, e oito novas estações. Segundo o Metrô, a meta é concluir a primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, até 2026, enquanto o segundo trecho, de Vila Formosa a Penha, está previsto para 2027.