Espaço relevante na escola, a biblioteca do Colégio João XXIII acaba de passar por mais uma reestruturação visando propiciar aos alunos um ambiente físico e virtual, para que se sintam estimulados a ampliar seus conhecimentos.
A diretora pedagógica do colégio, Elaine Aragon dos Santos, e a profissional em biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação, Simone Lopes Dias, estão à frente do projeto e promoveram apresentação para a diretoria do Círculo nesta semana. Responsável pela biblioteca desde o ano passado, Simone concedeu entrevista à Folha. Acompanhe:
Folha – A biblioteca do colégio oferece linhas arquitetônicas e espaços que fogem do estilo formal e sisudo de suas congêneres. Isso contribuiu para que o aluno aprecie mais da leitura?
Simone – O principal objetivo da biblioteca é apoiar, incrementar e fortalecer o projeto pedagógico das escolas, além de valorizar a leitura literária em seu cotidiano e proporcionar condições para que o educador faça uso coletivo do texto escrito. Dessa forma, é possível desenvolver e promover o acesso ao conhecimento disponível nos livros e o domínio crítico da linguagem entre seus alunos. O uso adequado da biblioteca na escola, que presume a oferta de diferentes práticas leitoras, além de fortalecer a cultura de leitura e escrita, ensina o uso coletivo de bens públicos, no caso os livros, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a solidariedade e a cooperação.E, para conseguirmos atingir este objetivo, é essencial proporcionar um ambiente confortável e adequado para a organização e bom uso do seu espaço. E isso tem tudo a ver com a infraestrutura da escola. A biblioteca do João XXIII comporta adequadamente todas as obras literárias, os mobiliários são coloridos e oferecem conforto aos usuários, tem espaços para que os alunos leiam, pesquisem e realizem trabalhos escolares e possui também uma linda área verde. O ambiente no qual funciona a biblioteca foi planejado para receber luz natural; é um local arejado, acolhedor e agradável, onde todos os usuários amam estar, pois sentem-se confortáveis e estimulados a ampliarem os conhecimentos em sintonia com a natureza.
Folha – Quais ações estão ocorrendo no sentido de despertar no aluno o interesse pela leitura, num mundo cada vez mais prenhe de plataformas digitais?
Simone – Uma iniciativa interessante que já desenvolvemos é a promoção de atividades em parceria com os educadores de acordo com o plano docente. Este trabalho colaborativo é fundamental para atuarmos juntos no processo ensino/aprendizagem, pois a biblioteca escolar é a extensão da sala de aula. Quando os discentes e docentes realizam atividades em parceria com a bibliotecária, é criado um senso de pertencimento entre usuário e biblioteca, além de estimular a noção de propriedade coletiva, em que é preciso manter a integridade dos livros, sua organização, uma vez que eles são utilizados por todos, e o apoio do bibliotecário suprindo todas as necessidades informacionais de seus usuários. Além de auxiliar nas atividades pedagógicas, a biblioteca atua na função cultural, promovendo eventos como: palestras, clube de leitura, encontro com autores e ilustradores, hora da poesia, recreio interativo, exposições; neste último, os responsáveis pelos alunos sempre são convidados a prestigiarem os trabalhos de seus filhos e sua adesão tem sido bem satisfatória.
Folha – Os acervos físico e digital de livros e documentos da biblioteca atendem as exigências do corpo docente e dos alunos?
Simone -A biblioteca escolar é um espaço fundamental dentro de uma escola. Portanto, é preciso que seu acervo atenda a necessidade informacional dos docentes e discentes e seja organizado de maneira a dar facilidade para todos os membros da comunidade escolar.O acervo da biblioteca do Colégio João XXIII utiliza a classificação CDD – Classificação Decimal de Dewey, manual ideal para biblioteca escolar. Os livros são cadastrados e separados por assunto, e por ordem alfabética de sobrenome de autor, sendo assim o assunto desejado é encontrado com facilidade por qualquer usuário, pois todas as prateleiras e laterais das estantes estão identificadas. Utilizamos o Sistema Automatizado Pergamum que permite a busca on line por um determinado exemplar; os usuários recebem formação de como realizar a consulta ao acervo e adquirem autonomia rapidamente, pois o sistema é de fácil entendimento. O catálogo virtual está no site do Colégio, pois é uma maneira de aumentar e facilitar o acesso ao acervo da biblioteca. Temos disponível um Chromebook para os usuários consultarem o sistema de localização de livros.
Folha – Quais são as ações e investimentos que estão sendo feitos?
Simone – Mantemos nosso acervo atualizado e vivo atendendo todas as necessidades informacionais do corpo discente e docente do colégio. Compras periódicas acontecem através de requisições dos diferentes segmentos pós-avaliação técnica pedagógica dos títulos e demandas dos professores.O investimento tecnológico realizado nos dois últimos anos teve como foco a atualização e integração no contexto digital, tornando a nossa biblioteca escolar um espaço de aprendizagem moderno e inovador aos usuários.A infraestrutura da biblioteca acolhe todos de forma agradável e confortável para a leitura e atividades culturais e pedagógicas.