O prefeito Bruno Covas (foto), o vice-prefeito Ricardo Nunes e os 55 vereadores eleitos na cidade tomaram posse para o mandato até 31 de dezembro de 2024 na tarde do dia 1º, em sessão solene na Câmara Municipal. Desde o primeiro dia do ano, novos secretários também começaram a assumir diferentes pastas da administração pública municipal.
O decreto nº 60.038, de 31 de dezembro de 2020, reorganizou os órgãos da administração municipal. Assim, as pastas sofreram as seguintes alterações:
A Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL) passa a incorporar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), e passa a denominar-se Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), com a vinculação da São Paulo Urbanismo (SP Urbanismo).
A Secretaria de Governo Municipal (SGM) incorpora a Secretaria Municipal de Gestão (SG). O Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (IPREM), da SG, passa para a Secretaria Municipal da Fazenda (SF).
A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) passa a denominar-se Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). A Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) passa do Gabinete do Prefeito para a SMRI, com suas respectivas atribuições, estruturas, bens patrimoniais, serviços, contratos, acervo, pessoal, cargos de provimento em comissão e recursos orçamentários. A vinculação da São Paulo Turismo (SPTuris) foi transferida da SMTUR para a SGM.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) passa a ser denominada de Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), junto com a Coordenadoria de Turismo (COTUR) e a Coordenadoria de Eventos (COEVE), ambas da SMTUR.
A Secretaria de Governo Municipal (SGM) terá as seguintes Secretarias Executivas: Secretaria Executiva de Relações Institucionais; Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias; Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias; Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos; Secretaria Executiva de Gestão; Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas.
Confira abaixo quem comandará cada pasta:
- Assistência e Desenvolvimento Social – Berenice Maria Giannella
- Casa Civil – José Ricardo Alvarenga Tripoli
- Controladoria Geral do Município – João Manuel Scudeler de Barros
- Cultura – Alexandre de Almeida Youssef
- Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo – Aline Pereira Cardoso de Sá Barabinot
- Direitos Humanos e Cidadania – Ana Claudia Carletto
- Educação – Fernando Padula Novaes
- Esportes e Lazer – Thiago Martins Milhi
- Fazenda – Guilherme Bueno de Camargo
- Governo Municipal – Rubens Naman Rizek Junior
- Habitação – Orlando Lindório de Faria
- Infraestrutura e Obras – Marcos Monteiro
- Inovação e Tecnologia – Juan Quirós
- Justiça – Eunice Aparecida de Jesus Prudente
- Urbanismo e Licenciamento – Cesar Angel Boffa de Azevedo
- Mobilidade e Transportes – Levi Oliveira
- Pessoa com Deficiência – Silvia Regina Grecco
- Relações Internacionais – Marta Teresa Smith de Vasconcellos Suplicy
- Saúde – Edson Aparecido dos Santos
- Segurança Urbana – Elza Paulina de Souza
- Subprefeituras – Alexandre Modonezi de Andrade
- Verde e Meio Ambiente – Eduardo de Castro