Desde 2014, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresentou a proposta de prolongamento da Linha 15 – Prata até a estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa da rede de trens. O objetivo dessa ligação é desafogar o embarque e o desembarque na estação Vila Prudente da Linha 2-Verde de metrô, a única que faz interligação com o monotrilho e passou a enfrentar aglomerações conforme o transporte foi avançando rumo ao extremo Leste. Após muito tempo sem retomar o assunto; em dezembro do ano passado, o Governo do Estado avisou que estava reiniciando os estudos.
Questionado pela Folha nesta semana, o Metrô informou que atualmente toca as obras da estação Jardim Colonial, prevista para ser inaugurada em 2021, e as próximas etapas envolvem os projetos executivos para que a Linha 15 chegue até Jacú Pêssego em uma ponta e ao Ipiranga em outra.
Conforme antigo projeto apresentado na região, o prolongamento rumo ao Ipiranga a partir da estação Vila Prudente, teria 1,8 quilômetro de extensão. Seguiria pelo canteiro central da Anhaia Mello, como acontece no restante da Linha 15, e continuaria margeando as rampas do Expresso Tiradentes e do viaduto Grande São Paulo, rumo à linha férrea. Na sequência ocuparia área constituída praticamente por galpões até chegar à estação Ipiranga que, conforme anunciado anos atrás, também será totalmente remodelada para receber o novo transporte. Um questionamento muito presente na região é sobre possíveis desapropriações na Favela de Vila Prudente, que fica no caminho da extensão.
O Metrô não forneceu qualquer tipo de previsão para o novo projeto executivo ser concluído e colocado em prática. A nota enviada pela assessoria de imprensa destacou ainda que a Companhia também elabora projeto para a ampliação da integração na estação Vila Prudente, melhorando o fluxo de circulação dos usuários.