O Metrô iniciou no sábado, dia 24, na avenida Anhaia Mello, os trabalhos para a implantação de uma nova área de manobra de trens da Linha 15-Prata. De acordo com a Companhia, a medida vai permitir a redução do intervalo de circulação entre os trens.
A Anhaia Mello foi interditada parcialmente por um período estimado de 30 dias, entre as ruas Ibitirama e Dianópolis, para as atividades de implantação dos pilares que sustentarão as novas vigas.
Serão construídos mais 380 metros de via no lado oeste da estação Vila Prudente, onde será instalado um “track switch’, que é o aparelho que faz o monotrilho mudar de via. O Metrô afirma que, com isso, os trens que vêm de São Mateus vão poder desembarcar os passageiros e seguir mais adiante para manobrar, liberando a chegada mais rápida de outros trens. Atualmente essa manobra é feita no lado leste da Vila Prudente, pouco antes da chegada à estação.
A expectativa é que a nova via fique pronta em 2022 e vai compor o futuro trecho da Linha 15 até o Ipiranga, que está na fase de elaboração do projeto executivo.