Diante dos casos de contaminação por coronavírus, os donos de animais de estimação também devem adotar novas medidas de cuidados rotineiros, especialmente com aqueles que precisam fazer passeios na rua para as suas necessidades. As orientações de higiene quando uma pessoa sai de casa devem ser replicadas com os cães e gatos que saem para caminhada.
Ainda não existe comprovação científica de que os animais podem se contaminar e transmitir a doença, mas podem carregar o vírus para dentro de casa. Assim, a higienização das patas deve ser uma prática obrigatória no retorno para o lar. Podem ser lavadas com água e shampoo próprio para cães ou sabão neutro e secar bem para evitar que, com a maior frequência de lavagens, surjam problemas de pele.
O tutor também deve evitar que o animal encoste a pelagem ou outra parte do corpo em superfícies, que podem conter o coronavírus, como muros e postes ou rolar na grama.
“É importante lembrar que o passeio não é mais para diversão, mas uma saída breve para fazer as necessidades. A recomendação é ser o mais rápido possível e o animal deve ser acompanhado por somente um tutor”, aconselha a veterinária Telma Rocha Tavares, da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).