O presidente da Folha, Newton Zadra, recebeu o presidente da Associação dos Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo (Ajorb), Wagner Farias, que também é diretor da Gazeta de Pinheiros. Eles conversaram sobre as dificuldades que as mídias regionais vêm enfrentando para sobreviver e sobre as ações que estão sendo implantadas pela Ajorb para destacar entre as grandes agências de publicidade os veículos que trabalham com seriedade, respeitando leitores e anunciantes.
À frente da Ajorb desde o segundo semestre do ano passado, Farias explicou que uma das primeiras medidas, junto com a nova diretoria, foi montar um grupo seleto de jornais e revistas de bairro que comprovam a periodicidade e a tiragem dos exemplares. “Pedimos seis edições sequenciais e muitas empresas não conseguiram nos apresentar. Restaram pouco mais de 40 veículos em São Paulo que realmente cumprem o que informam aos seus anunciantes e leitores”, explicou Farias. “A próxima etapa será atestar a produção de conteúdo. A mídia regional precisa ter matérias relacionadas à região onde atua, apontando problemas e destacando serviços importantes para aquela comunidade. Não pode simplesmente reproduzir artigos e releases genéricos”, destacou o presidente da Ajorb.
O objetivo dessa peneira é apresentar às agências de publicidade, responsáveis por contas estatais e particulares, os veículos que trabalham com seriedade e, portanto, darão mais visibilidade aos anúncios contratados.
A Folha entrou no 28º ano de circulação ininterrupta (exceto entre os feriados de Natal e Ano Novo) e oferece certificação de tiragem da gráfica do O Estado de S.Paulo. Também se destaca pela produção própria de conteúdo jornalístico desde a sua fundação.
Newton Zadra agradeceu o esforço da Ajorb e colocou a sede da Folha à disposição para as reuniões mensais da Associação.