A representante da região na elite do carnaval paulistano foi a Acadêmicos do Tatuapé. Com enredo que homenageou a cidade de Atibaia, a agremiação ficou na quarta posição do Grupo Especial após liderar a apuração até os instantes finais. Terminou empatada em pontos com a Mocidade Alegre, terceira colocada. Ambas obtiveram a soma de 269,7 pontos – o desempate foi no quesito alegoria. A grande campeã foi a Águia de Ouro, com 269,9 pontos, seguida pela Mancha Verde, que somou 269,8 – comprovando como a disputa pelas primeiras posições foi acirradíssima.
Pelo Grupo de Acesso I, a Mocidade Unida da Mooca (MUM) também fez muito bonito na passarela do samba e ficou na quarta colocação, com 269,6 pontos – a melhor colocação da sua história. No ano passado, na estreia no Acesso I, ficou na quinta posição. A agremiação apresentou o enredo “A Ópera Negra de Abdias do Nascimento”, que homenageou um dos maiores ativistas negros do Brasil e levou 1.100 componentes, 15 alas e quatro carros alegóricos ao Sambódromo.
“Fizemos o melhor carnaval de nossa história! Em 34 anos de fundação nunca tínhamos chegado tão perto do Grupo Especial. Infelizmente, colocação de desfile depende de muita coisa. A cabeça de juiz é incompreensível. Mas, estamos muito felizes com o nosso resultado por conta do nível de carnaval que apresentamos. Continuaremos a perseguir a vaga no Grupo Especial, que será um caminho sem volta. Quero também parabenizar todas as escolas da zona leste que vêm crescendo e se fortalecendo. Já começamos a pensar e articular o desfile de 2021”, avisa o presidente da MUM, Rafael Falanga.
A Uirapuru da Mooca, com o enredo “Deuses, lendas, conquistas e riquezas. O mar. É preciso preservar para a vida prosperar”, desfilou pelo Grupo de Acesso II e ficou na quinta colocação, com 269,6 pontos. Permanece no mesmo grupo em 2021.
Mais escolas de samba
A apuração dos desfiles dos outros grupos do carnaval, sob responsabilidade da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), aconteceu no fim da tarde da última quarta-feira, dia 26.
A Combinados de Sapopemba, que desfilou na avenida Eliseu Gabriel, Butantã, pelo Grupo Especial de Bairros, ficou na terceira posição, com 268,5 pontos. Apresentou o enredo “Papo Reto é Almir Guineto”.
A Unidos de São Lucas, que faltando 40 dias para o desfile precisou superar um grande incêndio em seu barracão, obteve a quarta posição do Grupo de Acesso I de Bairros, com 178,8 pontos. No mesmo grupo, a Dragões de Vila Alpina terminou na última colocação, com 174,4 pontos e foi rebaixada.
Pelo Grupo de Acesso II de Bairros, a Cabeções de Vila Prudente ficou na 9ª colocação, com 175,3 pontos. Se manteve no mesmo grupo para 2021. (Gerson Rodrigues)