Planejado e construído com o objetivo de oferecer além dos ensinos Infantil e Fundamental, programação variada de lazer, cultura, tecnologia, entre outras atividades abertas à comunidade, o Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Prudente começou a funcionar no último dia 5 de forma parcial e ainda em obras. Com capacidade inicial para atender 508 crianças de 0 a 5 anos, até o momento a unidade tem 213 alunos matriculados na creche e pré-escola. A previsão da Prefeitura é que todas as vagas sejam contempladas até o final deste mês.
O prédio de 10 mil m² composto por cinco pavimentos, com entrada pela rua João Pedro Lecor, por enquanto, recebe alunos apenas no térreo e no primeiro andar. Questionada sobre quando a unidade passará a atender também o Ensino Fundamental, a Prefeitura se limitou a informar que a prioridade do CEU é aumentar as vagas na Educação Infantil, que é a maior demanda na cidade. Não explicou o que será feito das salas nos andares superiores.
Sistema de matrículas
A administração municipal destacou que a unidade contará com sala de informática, brinquedoteca e biblioteca que ainda estão em fase final de construção e serão entregues junto com os demais equipamentos, previsto para o fim deste mês. O CEU terá ainda um teatro com palco italiano, uma moderna piscina semiolímpica totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais, uma quadra poliesportiva e salas multiuso. Também não foi esclarecido como esses espaços funcionarão e quem os utilizará.
Sobre as matrículas, já que muitas mães alegaram que não sabiam da possibilidade de inscrever os filhos para o CEU, a Secretaria Municipal de Educação esclareceu que o cadastro é realizado de maneira automática pelo sistema, encaminhando os alunos da região para as unidades mais próximas com disponibilidade. As crianças matriculadas no CEU já aguardavam vagas na região e residem até dois quilômetros de distância do equipamento. Foi ressaltado que as famílias que têm interesse em vaga devem fazer o cadastro na unidade. (Gerson Rodrigues)