Quem já utilizou a estação Vila Prudente da Linha 15-Prata do monotrilho conhece bem a sequência de longas escadas para chegar até a plataforma, principalmente para quem desembarca do metrô e fará a baldeação. O problema é que muitos usuários estão se deparando com as escadas rolantes inoperantes nos horários de maior demanda.
“A estação Vila Prudente está um caos desde que foram inauguradas as últimas estações da Linha 15 até São Mateus. Além do grande aumento de passageiros, o que já era esperado, e da lentidão, agora estamos enfrentando o desligamento das escadas rolantes durante o horário de maior movimento”, reclama Aline Regina. “O Metrô deveria estar preparado, mas nas últimas semanas somos vítimas da falta de organização e humanidade. Observamos crianças, idosos e até pessoas com dificuldade de locomoção tendo que subir numerosos degraus”, relata. “Tenho problemas respiratórios e sofro muito para subir. Em alguns dias estou desistindo e gastando mais com outro transporte porque está praticamente impossível acessar a plataforma”, completa.
O Metrô informou que estações de transferência, como a Vila Prudente, são as mais movimentadas e requerem atenção redobrada nos horários de pico. Por isso, diariamente são adotadas estratégias operacionais com o objetivo de proporcionar condições de maior segurança para os passageiros nas plataformas de embarque. Na estação Vila Prudente da Linha 15 uma das ações implantadas é desligar algumas escadas rolantes nos horários mais críticos de demanda. De acordo com o Metrô, dessa forma, a plataforma fica menos lotada e proporciona maior fluidez dos trens.
Foi esclarecido ainda que esse procedimento também ocorre em outras grandes estações, como a Sé, sempre que é observado excesso de demanda. Porém os usuários lembram que a estação Vila Prudente do monotrilho fica a 15 metros de altura do solo.
O Metrô ressaltou que no caso de passageiros com mobilidade reduzida, sempre que houver necessidade, podem solicitar auxílio a um funcionário para o religamento ou inversão do sentido de direção de alguma escada rolante nas estações.
Se o metrô quisesse ter alguma credibilidade, diria que estás medidas são um reflexo da ineficiência e da falta de planejamento da linha 15 Prata. Falariam que a velocidade dos trens é lenta demais, que o intervalo entre eles é insuficiente para dar conta da demanda, e que a plataforma de embarque na Vila Prudente, claramente não foi pensada para a quantidade de passageiros que atenderia. Isso foi um erro primário , qualquer um dos usuários da região já prévia o aumento da demanda. O projeto foi todo errado desde o início. Agora, tem que se virar e arrumar uma solução.
O metrô é um sistema de transporte eficiente, rápido, mas para isso precisa de um bom planejamento, desde o início no projeto até a finalização. Estamos vendo isso acontecendo na Estação Vila Prudente, mas não é a única, por exemplo a linha 5 quando a uns anos atrás era uma das menos utilizadas agora com a integração com a linha 2 e 3 está passando pelos mesmos problemas que está acontecendo na linha linha 15. O Governo está expandindo, mas esquece o que acontece a longo prazo, o metrô hoje sai cheio da Vila Prudente e nas outras estações (Sacomã, Alto do Ipiranga ….) ninguém consegue entrar, então é preciso não só resolver a ponta do problema, mas sim toda extensão, pois todos somos prejudicados, e a demanda só aumenta. Acho que o Metrô e a Sptrans tem que trabalhar juntos, pois hj vemos algumas linhas vazias e outras cheias e há soluções para amenizar e melhorar a fluidez do passageiro no dia-a-dia. Melhorando as linhas e as partidas do trem e não desligando a escada rolante pra segurar o passageiro.
PS: hoje de manhã (08:30) eu estava saindo da estação São Lucas e o funcionário do metrô estava avisando pelo auto-falante que a velocidade estava reduzida devido a movimentação na estação Vila Prudente, isso significa que eles estão atrasando a chegada do trem pra minimizar o impacto no destino.
Não tem organização, passo pela estação todos os dias nos horários de picos e é claro que o metro não estava preparado para o número de pessoas que circulam! 4 a 5 lances de escadas, vejo constantemente idosos, mãe com criança de colo enfrentando essas inúmeras escadas, as filas para o único elevador (quando está funcionando)é gigantesca … Em nenhum momento vejo funcionário a disposição de algum usuário caso precise “ligar a escada”. Falta de respeito total …