Na semana passada a Prefeitura informou que a conclusão das obras do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Prudente deve ocorrer no próximo dia 31. Faltando 15 dias para o cumprimento do prazo, a Folha visitou com exclusividade o equipamento na manhã desta quarta-feira, dia 15.
Acompanhada de dois engenheiros que trabalham na obra, a reportagem percorreu pelos cinco andares do enorme prédio de 10 mil m², que contará com laboratórios, salas de aula, artes, música, biblioteca, quadra poliesportiva, uma moderna piscina semiolímpica totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais e um teatro com palco italiano – quando os espectadores ficam de frente para as apresentações. Os assentos são em formato de arquibancada e a capacidade ainda não foi divulgada pela Prefeitura.
Cerca de 120 homens trabalham atualmente na construção da unidade. A parte estrutural do prédio já foi finalizada, restando apenas a finalização dos acabamentos. Algumas salas já estão repletas de mobílias, como armários, mesas, cadeiras e carteiras, que serão distribuídas pela unidade até o próximo dia 31. Segundo a Prefeitura, apenas os gradis externos e os passeios devem ser finalizados em fevereiro.
Com os trabalhos de construção retomados em outubro de 2018, após permanecerem parados por mais de um ano, a unidade de Vila Prudente é uma das 12 que serão entregues em 2020, segundo a Prefeitura. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Siurb), que é a responsável pelas construções, informou que até o momento 95% dos serviços já foram executados e até o final deste mês as instalações estarão prontas para a utilização dos alunos. Apenas os gradis externos e os passeios devem ser finalizados em fevereiro.
Piscinas
As obras das piscinas do CEE Arthur Friedenreich, anexas ao CEU Vila Prudente, devem ser concluídas apenas em fevereiro, segundo estimativa da Prefeitura. A Secretaria de Infraestrutura Urbana informou que não estava prevista no contrato a necessidade de troca das tubulações e, por isso, o prazo precisou ser ampliado.
Segundo a administração municipal, estão sendo recuperadas a piscina grande social, em formato de feijão, e a infantil que ficam na área do balneário.
A Folha apurou que a antiga piscina semiolímpica pode ser aterrada e a Prefeitura ainda estuda a destinação do espaço que fica separado das demais piscinas. Existe a possibilidade de o local receber uma quadra poliesportiva. Segundo a Prefeitura, como o CEU Vila Prudente também contará com uma piscina semiolímpica, coberta e aquecida, não justifica reformar a antiga que ficava ao ar livre. No entanto, não foi esclarecido se a piscina interna do CEU será aberta ao público ao menos aos finais de semana. (Gerson Rodrigues)