Desde o dia 9 de setembro acontecem as obras de implantação de uma baia com 54 vagas de estacionamento a 90 graus no trecho da rua Pinheiro Guimarães entre a avenida Anhaia Mello e a rua Maria Augusto do Carmo, ao lado da escola estadual Professor Américo de Moura (EPAM), em Vila Prudente. No local há diversas e antigas árvores. No último dia 27 a Prefeitura garantiu que as espécies não serão removidas e o número de vagas pode ser diminuído para nenhuma árvore ser afetada.
Segundo a administração municipal, o objetivo da intervenção é organizar e proporcionar mais vagas de estacionamento na via, que concentra vários estabelecimentos comerciais. O custo dos trabalhos, que estão sendo realizados pela Subprefeitura de Vila Prudente, é de R$ 234 mil. Além das vagas de estacionamento, o canteiro lateral existente no trecho será revitalizado. Os recursos da obra são provenientes de emenda parlamentar da vereadora Edir Sales (PSD)
De acordo com a Prefeitura, os trabalhos começaram no dia 9 de setembro com prazo de conclusão de 90 dias. Foi ressaltado que após a finalização será implantada sinalização horizontal demarcando as vagas e sinalização vertical de regulamentação de estacionamento a 90 graus. A Prefeitura acrescentou que equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) farão o monitoramento e fiscalização das obras.
Flanelinhas incomodam motoristas
A rua Pinheiro Guimarães recebeu nos últimos anos um vasto número de novos bares, restaurantes e outros estabelecimentos e passou a atrair grande número de pessoas, inclusive de outras regiões. Com isso surgiram também os guardadores de carro, conhecidos como flanelinhas, que têm incomodado quem frequenta a rua. Há relatos de ações intimidadores cometidas por esses guardadores ao não serem remunerados.
Questionado pela Folha, o 21º Batalhão de Polícia Militar / Metropolitano informou que irá direcionar policiamento ao local, visando coibir a prática dos flanelinhas. Foi ressaltado que o direito de ir e vir das pessoas não pode ser afrontado com qualquer exigência de remuneração para se usufruir do espaço público. A Polícia Militar esclareceu ainda que toda vez que uma pessoa se sentir ameaçada ou coagida a pagar indevidamente o uso do espaço público deve acionar imediatamente 190, pois assim a PM poderá atuar com mais eficiência.
Só observando, aqui na Mooca tb fizeram essas vagas na Rua Sebastião Preto, só esperando cobrarem zona azul.