Obra na Pinheiro Guimarães para mais vagas de estacionamento


Começaram no dia 9 deste mês as obras de implantação de uma baia com 54 vagas de estacionamento a 90 graus no trecho da rua Pinheiro Guimarães entre a avenida Anhaia Melo e a rua Mario Augusto do Carmo, ao lado da escola estadual Professor Américo de Moura (EPAM).

Segundo a Prefeitura, o objetivo da intervenção é organizar e proporcionar mais vagas de estacionamento na via, que concentra vários estabelecimentos comerciais. O custo dos trabalhos, que estão sendo realizados pela Subprefeitura de Vila Prudente, é de R$ 234 mil. Além das vagas de estacionamento, o canteiro lateral existente no trecho será revitalizado. A Prefeitura informou que não haverá necessidade de remover árvores.

De acordo com a administração municipal, assim que a obra for finalizada, com prazo de execução de 90 dias, será implantada sinalização horizontal demarcando as vagas e sinalização vertical de regulamentação de estacionamento a 90 graus. Foi ressaltado que equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) farão o monitoramento e fiscalização das obras. (Gerson Rodrigues)

Furto provoca suspensão de aulas em escola estadual

A escola estadual Oswaldo Cruz, que fica na rua da Mooca e é uma das mais antigas da cidade, suspendeu as aulas na última terça-feira, dia 24, após cabos de energia internos terem sido furtados durante a madrugada.

A unidade, que atende cerca de 900 alunos nos dois ciclos dos ensinos Fundamental e Médio, não pôde receber os estudantes pois estava sem luz. Questionada, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informou que a reposição dos cabos já foi realizada e as aulas voltaram ao normal na quarta-feira, dia 25. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia local. O órgão informou ainda que o conteúdo pedagógico perdido será resposto e nenhum aluno será prejudicado com o ocorrido.

A Folha questionou a Secretaria sobre procedimentos de segurança que estão sendo adotados para que novos casos de furtos não ocorram, mas o órgão na se posicionou.
A escola é uma das unidades da rede estadual construídas na República Velha e funciona no bairro da Mooca desde 1914, quando era denominada Grupo Escolar da Mooca. Em 1917 passou a homenagear Oswaldo Cruz em seu nome. No ano de 1924 chegou a servir de hospital de guerra no curso da Revolução Paulista de 1924. (Gerson Rodrigues)

 

Prefeitura reabre as piscinas públicas

A Prefeitura se antecipou e, antes mesmo da chegada da primavera, reabriu as piscinas dos clubes municipais desde a última terça-feira, dia 17. Na região existem três complexos aquáticos, mas apenas dois estão funcionando: o do Clube Escola Mooca e o do Ceret. As piscinas do CEE Arthur Friedenreich estão em reforma por conta das obras do CEU Vila Prudente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, todos os clubes contam com salva-vidas munidos de equipamentos obrigatórios. As piscinas funcionam gratuitamente de terça a domingo, das 8h às 17h. Às segundas-feiras ficam fechadas para manutenção.

Para obter a carteirinha dos clubes é necessário levar uma foto 3×4, comprovante de residência (não precisa morar na região) e RG, sendo que menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais. Não é mais necessário realizar exame dermatológico.

Clube Escola Mooca

Conta com duas piscinas. A maior é a recreativa no formato feijão, com 79 metros de comprimento e profundidade de 60 centímetros até 2,5 metros. O equipamento tem um toboágua de mais de sete metros e oito chafarizes. A infantil possui 33 metros de comprimento, 29 metros de largura e um metro de profundidade. Há ainda um escorregador de 1,85 metro.
Clube Escola Mooca: rua Taquari, 635 – telefone: 2694-7668.

 

Ceret

Famoso por ter uma das maiores piscinas públicas de São Paulo, com 100 metros de comprimento e 50 de largura, o Ceret possui mais duas piscinas infantis que costumam receber grande público em dias de sol.
Parque Esportivo dos Trabalhadores: rua Canuto de Abreu, s/n – telefone: 2671-8788.

Henry Ford recebe inédito projeto de segurança entre empresas

Assustados com o aumento do número de furtos ocorridos nos últimos meses, responsáveis pelas empresas instaladas na avenida Henry Ford, divisa da Mooca com a Vila Prudente, se organizaram e implantaram o projeto Vizinhança Solidária ao longo da via. A iniciativa visa estreitar a comunicação entre os empresários e a Polícia Militar, aumentando a troca de informações e, por consequência, a diminuição dos crimes na região. Até então em vigor apenas em ruas residenciais e comerciais, esta é a primeira versão do programa voltado a um polo industrial no estado de São Paulo.

De acordo com dados da 1ª Companhia do 21º Batalhão de Policia Militar Metropolitana, nos primeiros meses do ano passado nenhum crime foi registrado na Henry Ford. No entanto, no primeiro semestre deste ano, já foram 18 delitos. “Após a tragédia ocorrida no início do ano, por causa da enchente histórica que destruiu diversas empresas, os responsáveis por essas indústrias começaram a interagir mais e no decorrer dos últimos meses percebemos que os furtos aumentaram bastante, principalmente de cabos de transmissão de energia. Nos mobilizamos e procuramos a Polícia Militar para aumentar o policiamento na área. A partir daí, surgiu a ideia de implantarmos o projeto Vizinhança Solidária”, comenta João Lo Re Neto, representante dos empresários da Henry Ford.

Na tarde da última quarta-feira, dia 18, o comandante da 1ª Companhia da PM, capitão Adriano, acompanhado de alguns empresários, fixaram as primeiras placas nas fachadas das empresas identificando a participação no projeto de segurança. “O programa tem o intuito de fazer com que os vizinhos se conheçam e troquem informações, principalmente de ações suspeitas, e comuniquem a PM”, explicou o capitão. “Também tenho passado nas indústrias e orientado os responsáveis sobre a prevenção primária, que consiste em ajustes estruturais que melhoram a segurança, como a manutenção de portões, elevação de muros, manutenção das janelas, grades e portas, entre outras coisas”, completou.

Na próxima segunda-feira, dia 23, o capitão Adriano reunirá funcionários do setor de segurança e da portaria das empresas para orientar sobre o programa e as formas mais eficazes de proceder. (Gerson Rodrigues)

Representante das empresas, João Lo Re Neto e o comandante da 1ª CIA, capitão Adriano

 

Placas de identificação do projeto foram implantadas na fachada das empresas
Todas as faixas do Alcântara Machado liberadas para veículos leves
Até o final da tarde de ontem, o viaduto permanecia com faixas bloqueadas por causa de um incêndio ocorrido no dia 12.

 

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) realizou nova vistoria ontem no viaduto Alcântara Machado, na divisa da Mooca com o Brás, e concluiu que a estrutura está em condições de suportar o tráfego de veículos leves e ônibus simples (apenas dois eixos) em todas as faixas de rolamento, nos dois sentidos. Caminhões e ônibus articulados continuam proibidos de circular pela via.

Após ter sido atingido por um incêndio no último dia 12, na altura da Rua Piratininga, apenas três faixas em cada sentido do viaduto Alcântara Machado ficaram liberadas para o tráfego de veículos leves ao longo desta semana.

A Prefeitura informou que fez a retirada de corpos de prova (amostra de material) da estrutura do viaduto e a remoção da camada de concreto que foi danificada pelo fogo. Foram recolhidas amostras de concreto e de aço, que estão passando por análise para que seja definido qual o exato dano que o incêndio causou ao viaduto.

Até a próxima semana serão publicados no Diário Oficial as contratações emergenciais do laudo estrutural (onde serão verificadas o estado do concreto, das ferragens, juntas de dilatação, entre outros elementos estruturais) e da obra de recuperação da via.

Justiça determina prorrogação do Mais Médicos em São Paulo

No último domingo, dia 15, venceu o prazo do convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde firmado através do Programa Mais Médicos. Como o Governo Federal não manifestou o interesse de prorrogar o contrato tornou incerto o futuro dos atendimentos em algumas áreas da cidade, que perderia 37 médicos que atuam em Unidades Básicas de Saúde. Na região, seis equipamentos seriam desfalcados – UBS Vila Prudente, UBS Vila Alpina, UBS Vila Califórnia, UBS São Lucas, UBS Vila Heloisa e UBS Reunidas II. Diante da situação, movimentos populares ingressaram na última segunda-feira, dia 16, com uma ação judicial, e no dia seguinte a Justiça concedeu liminar obrigando o Governo Federal a prorrogar por seis meses o contrato com os profissionais.

A liminar foi determinada pelo juiz Paulo Cezar Duran da 21ª Vara Cível Federal de São Paulo. O magistrado constatou que a Prefeitura e o Governo Federal não criaram alternativas para substituir o Mais Médicos no município. A decisão, que vale por seis meses, é para que ocorra entendimento entre as esferas.

“Essa decisão judicial é importante, mas devemos lembrar que ela é provisória. Também temos que lembrar que o Ministério da Saúde é contra o Programa Mais Médicos até por motivos ideológicos”, comentou a vereadora Juliana Cardoso (PT), que é integrante da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. “O governo Bolsonaro lançou o Programa Médicos para o Brasil, mas ele não contempla grandes cidades como São Paulo, que tem regiões da periferia sem médicos”, completou.

O convênio foi firmado em 2016 entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde. A Prefeitura repassa ao governo os recursos para o pagamento de salários, além de custear a moradia e a alimentação. Todos os profissionais do programa em São Paulo são formados no exterior e não possuem o número do Conselho Regional de Medicina (CRM), o que impede que a Prefeitura os contrate de foram direta. O edital do Ministério da Saúde, entretanto, permite que eles atuem sem a licença. Dos 37 médicos que seriam dispensados, 35 são brasileiros, um uruguaio e um venezuelano.

A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que desde abril vem insistindo, sem êxito, na renovação do convênio junto ao Governo Federal. O Ministério da Saúde afirmou que vai avaliar os possíveis trâmites legais e cumprirá a decisão judicial. (Colaboração André Kuchar/Gerson Rodrigues)

 

 

 

 

 

Descarte de eletroeletrônicos na SUB-VP para destinação ecológica


A Subprefeitura de Vila Prudente (SUB-VP) iniciou nesta semana a coleta de aparelhos eletroeletrônicos inutilizados, em parceria com a empresa Coopermiti, para fornecer o destino adequado aos inservíveis.

A caixa coletora fica na Praça de Atendimento da Subprefeitura e serve para o depósito de celulares, computadores, notebooks, secadores, impressoras, telefones, televisores, câmeras fotográficas, microondas, fones de ouvido, entre outros (veja a lista do que pode ou não abaixo). Depois de coletados, os aparelhos passarão por triagem e serão destinados à reciclagem.

O serviço é gratuito e o descarte pode ser feito de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. A Subprefeitura fica na avenida do Oratório, 172. O material depositado pode estar inteiro ou em partes (desde que não sejam cortantes ou estejam vazando). Todos os dados que estão no aparelho são destruídos, o que impede o acesso e a recuperação das informações contidas no dispositivo.

Importância da destinação correta

De acordo com estudo realizado pela Universidade das Nações Unidas, em conjunto com a União Internacional das Telecomunicações, em 2017 foram gerados 44,7 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos em todo o mundo. São Paulo é o estado campeão em geração deste tipo de resíduo, com 448 mil toneladas ao ano.

Toda essa quantidade de lixo eletrônico causa problemas ambientais e para a saúde, principalmente por liberarem substâncias tóxicas que estão presentes em sua composição, como chumbo, mercúrio, berílio, cádmio, cobre, cromo, dentre outros.

Outro sério problema causado pelo descarte irregular de eletroeletrônicos é a decomposição, porque esses equipamentos geralmente possuem grande quantidade de vidro, plástico e metais, ou seja, materiais que levam muito tempo para se decomporem.

A cooperativa ainda conta com outros postos espalhados por toda cidade e os endereços estão no site: www.coopermiti.com.br

O que é permitido descartar na caixa:
Barbeador elétrico;
Depilador elétrico;
Secador de cabelo;
Prancha alisadora;
Baby Liss;
Chuveiro;
Torneira elétrica;
Luminárias (sem lâmpada);
Reatores de luminárias;
Batedeira, cafeteira, liquidificador, sanduicheira, MIX, grill, churrasqueira elétrica, torradeira, ventilador, coifa, micro-ondas, forno elétrico, lava louças;
DVD e CD player, Blue Ray, Vídeo cassete, aparelho de fax, calculadora, mouse, teclado;
Rádios, vídeo game, aparelhos de som;
Walk man;
Fios, cabos, fones, fontes, recarregadores de celular;
Celular, telefones em geral, centrais telefônicas;
Computadores, no break, notebooks, netbooks, tablets, monitores e TVs LED/Plasma/LCD;
Impressora sem cartuchos de tinta ou toner.

O que não pode:
Lâmpadas;
Monitor e Televisor CRT (tubo);
Fibra ótica;
Fitas magnéticas (DAT, VHS, K7, Beta Cam, Disquetes, Rolo de filme);
Toner e cartucho de tinta;
Refrigerador, frigobar, freezer;
Pilhas e baterias;
Aparelhos de ar condicionado;
Bebedouros que refrigeram.

Prefeitura libera parcialmente o viaduto Alcantara Machado


A Prefeitura liberou parcialmente por volta das 11h desta sexta-feira, dia 13, o viaduto Alcântara Machado para a circulação de veículos leves. Foram abertas três faixas de rolamento, em cada sentido, após vistoria realizada por técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb). O viaduto permanecia fechado desde a noite de ontem por causa de um grande incêndio na parte de baixo, que era ocupada por mais de 100 famílias.

Os técnicos da SIURB concluíram que a estrutura está em condições de suportar o tráfego de veículos leves. Ônibus e caminhões continuam proibidos de circular pelo viaduto por tempo indeterminado.

O prefeito Bruno Covas (PSDB) retornou ao local do incêndio hoje para acompanhar a avaliação das condições da estrutura e do trânsito na região. “Não foi um dano estrutural, de acordo com as primeiras avaliações dos técnicos. Mas deve levar cerca de dois meses para recuperar toda essa avaria por conta do incidente”, afirmou o prefeito.

Covas também informou que, em uma semana, deve ser feita nova avaliação da estrutura do viaduto para verificar se é possível ou não liberar mais uma parte ao trânsito de veículos. “Será iniciada a recuperação, mas não há risco à população que utilizar o viaduto “, completou o prefeito.

A contratação emergencial da obra de recuperação e do laudo estrutural do viaduto será publicada nos próximos dias. De acordo com a Prefeitura, neste final de semana serão executados serviços de limpeza, onde houve o incêndio, e corpos de prova (amostra de material) começarão a ser retirados da estrutura para passarem por análise.

Viaduto teve o trânsito bloqueado até às 11h desta sexta-feira. (Foto: Edson Lopes Jr./Secom)
Parque de Vila Prudente começa a receber melhorias


Começaram nesta semana as obras de revitalização do Parque Professora Lydia Natalízio Diogo, conhecido como Parque de Vila Prudente. Reivindicações antigas dos frequentadores serão contempladas, como a reforma dos brinquedos do playground (foto) e a cobertura do pergolado. Também haverá melhorias na estrutura da sede administrativa.

De acordo com a Prefeitura, o valor da obra é de R$ 183.816,83 e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias. Os recursos para a revitalização da principal área verde da região são provenientes de uma emenda parlamentar da vereadora Edir Sales (PSD). “O parque é o maior e mais frequentado espaço de esportes e lazer da região. Frequentemente utilizo esta área e recebo demandas dos usuários. Em conversas com o administrador, fizemos o mapeamento das maiores necessidades e conseguiremos atendê-las com esta emenda”, declarou a vereadora.

Segundo a Prefeitura, as salas da sede administrativa serão melhoradas, assim como o telhado, a parte hidráulica e os banheiros, que também são utilizados pelos frequentadores.
O playground infantil, que tem os mesmos brinquedos desde a inauguração do parque, em 2005, passará por reforma total e receberá novos equipamentos.

Outra intervenção ocorrerá no espaço destinado à prática de atividade física da terceira idade. O local será ampliado e mais aparelhos serão instalados. Próxima a esta área existe um pergolado, que será coberto e passará a ser mais um local para os usuários se protegerem do sol e da chuva.

Na parte inferior do parque há outro imóvel que atualmente serve de depósito de materiais. Segundo a Prefeitura, este local também receberá melhorias e a intenção é transformá-lo em um espaço para atividades voltadas à educação ambiental.

O ex-conselheiro gestor do parque, João Batista Silva, que frequenta a unidade todos dias e realiza ações voluntárias, está contente com a intervenção. “Tudo que está planejado nesta obra e está sendo feito são as principais necessidades que nós, usuários, reivindicamos há muito tempo. Sinto que nosso parque ficará ainda melhor”, comentou.

Concreto no verde

Quem também aprovou a intervenção foi o ambientalista e morador da região Fernando Salvio, que frequenta o parque constantemente. “Espero que a verba seja utilizada de forma inteligente. Os brinquedos do parque há muito tempo precisavam de manutenção”, comentou. No entanto, Salvio fez uma ressalva. “Estão implantando placas de cimento no local destinado a atividades físicas. Cimentar qualquer área verde é inconcebível”, completou.

A Prefeitura alegou que esses trechos cimentados servirão de base para os aparelhos de ginástica, os quais não teriam estabilidade se ficassem anexados direto na terra.

Alcântara Machado: impacto no trânsito e em linhas de ônibus


O viaduto Alcântara Machado, na divisa da Mooca com o Brás, ficou totalmente bloqueado nos dois sentidos até às 11h desta sexta-feira, dia 13, em decorrência do incêndio na noite de ontem, dia 12. Somente a marginal do viaduto permaneceu liberada ao tráfego. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes colocou em prática um plano de ação para minimizar os impactos. Na região, o trânsito ficou caótico deste as primeiras horas da manhã.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Marginal Tietê e a avenida do Estado são opções para os motoristas que saem da Vila Prudente e da Mooca. Mesmo assim, os motoristas enfrentam bastante lentidão para conseguirem acessar essas vias.

A avenida Celso Garcia é outra alternativa. Uma faixa reversível foi montada no sentido centro da via no período da manhã. A CET também recomenda que, se possível, os motoristas evitem a região. Foram colocados 30 painéis luminosos em pontos estratégicos alertando os motoristas sobre o problema do viaduto.

Ônibus

A São Paulo Transportes (SPTrans) informa que seis linhas de ônibus, sendo duas de trólebus, operam com desvios de itinerários:

2100/10 Term. Vila Carrão – Praça. da Sé
Desvio no sentido centro: normal até a Rua dos Trilhos, retornando ao Terminal Vila Carrão.

3160/10 Term. Vila Prudente – Term. Parque D. Pedro ll
Desvio no sentido centro: normal até a Rua dos Trilhos, retornando ao Terminal Vila Prudente.

174M/10 Vila Sabrina – Museu do Ipiranga

274P/10 Penha – Metrô Vila Mariana

573H/10 Hospital Sapopemba – Metrô Bresser

2101/10 – Praça Silvio Romero – Praça da Sé