Sempre que promove uma alteração viária, a justificativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é que a medida visa melhorar as condições de segurança e de fluidez no trânsito local. Passado mais de um mês das mudanças implantadas na rua Sebastião Preto, na Mooca, continua grande a quantidade de motoristas que discorda da CET.
Desde 27 de julho, a rua Sebastião Preto ganhou 44 vagas de estacionamento a 45º. Para a implantação das vagas, a via passou a ter mão única de direção da rua do Oratório para a avenida Paes de Barros. Desde então, a avenida Paes de Barros enfrenta picos de congestionamento no trecho porque todos os veículos que precisam acessar ou cruzar a rua do Oratório acabam canalizados na rua Isabel Dias (foto) – que sempre teve fluxo alto, além de rotatória, semáforo e diversos comércios.
“Beneficiaram pouco mais de 40 proprietários de veículos, sendo que alguns ficam parados o dia todo na Sebastião Preto, e ferraram todo o resto que precisa passar pelo entorno. Impossível entender a ‘engenharia’ da CET”, esbraveja Thiago Assis que utiliza o trecho duas vezes ao dia. “Todo mundo travado na Paes de Barros e depois na Isabel Dias, enquanto a Sebastião Preto fica ociosa, servindo de estacionamento. Absurdo!”, completa.
Um frentista do posto de combustível na esquina da rua Isabel Dias com a avenida Paes de Barros também notou que depois da alteração na Sebastião Preto, o trânsito na Isabel Dias ficou sobrecarregado. Os congestionamentos são diários e os piores períodos são entre 13h e 14h e 17h e 19h.
O empresário Ricardo Xavier, que mora na Mooca há 30 anos, ressalta que a Sebastião Preto sempre foi uma alternativa de acesso para quem estava na Paes de Barros e pretendia acessar a rua do Oratório. “A rua Isabel Dias não comporta essa quantidade extra de veículos. O congestionamento está travando o cruzamento com a Paes de Barros. A CET precisa rever essa mudança”, afirmou.
Sempre que promove uma alteração, a CET também informa que seus agentes vão monitorar o tráfego no local. A reportagem da Folha questionou “se os agentes notaram os problemas levantados pelos motoristas”. A CET respondeu apenas que com a alteração na Sebastião Preto, também foram implementadas medidas na rua Isabel Dias para melhorar a fluidez da via. Uma delas é a restrição de estacionamento das 7h às 20h num lado da via e das 16h às 20h no outro. Ressaltou que os agentes de monitoramento realizam rondas constantes para coibir desrespeitos e garantir o bom fluxo das vias do entorno.
E nossa ilustríssima vereadora Edir Salles, em conjunto com “lideranças” do bairro, querem fazer o mesmo na Rua Pinheiro Guimarães… aguardem o resultado desastroso.
Isto é engenharia de tráfego? Onde estão os dados pesquisados? Estão querendo enganar quem? Quem propôs essa alteração não conhece o bairro e muito menos a região
A CET tem engenheiro que só ela entende, mas para multar não tem igual.
Tem um equívoco na matéria. O nome da Rua é Sebastião Preto e não Sebastião Dias.
Se bem que ficou tudo tão confuso que parece mesmo que as duas ruas viraram uma só
Moro aqui perto, tinha acidente todo dia, vinha carro de todos os lados, era impossível atravessar a rua, ficou bem melhor agora
e para piorar ainda mais estão implementando um semáforo na izabel duas com a madre de
Deus.Que engenharia mais ridícula é essa
pq minha resposta nao será publicada ?