Sétima parada da Linha 15-Prata a entrar em operação, a estação Jardim Planalto foi inaugurada nesta manhã, dia 26, com a presença do governador João Doria (PSDB) e do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Após a realização da solenidade, a estação foi liberada aos usuários às 10h.
Ao contrário das demais estações do monotrilho que foram inauguradas funcionando em horário reduzido, a Jardim Planalto está aberta em operação comercial. Funciona de domingo a sexta-feira das 4h40 à 0h e aos sábados das 4h40 à 1h do dia seguinte com cobrança de tarifa.
“A Linha 15-Prata tem uma nova estação sendo inaugurada e colocada em condições de uso pela população já a partir de hoje. Isso representou compromisso com a Zona Leste da capital”, declarou o governador.
“A inauguração da Estação Jardim Planalto é fruto do esforço da gestão de não deixar nenhuma obra paralisada no Estado. Retomamos a construção dessa e de outras três estações em 22 de abril e hoje temos a honra de entregá-la aos trabalhadores. Além disso, demos início neste ano também à construção da Estação Jardim Colonial, programada para 2021”, disse o secretário.
A estação Jardim Planalto estava prevista para ser inaugurada em abril do ano passado, junto com as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União. Porém, a empresa responsável pela construção da Linha 15 na época não conseguiu concluí-la a tempo e foi multada. Poucos meses depois, a mesma empreiteira abandonou as obras, recebeu nova multa de mais de R$ 7 milhões e o Estado relicitou o contrato para uma nova empresa concluir os trabalhos.
Mesmo sem inaugurar, a estação Jardim Planalto foi destaque na mídia em janeiro passado, quando dois trens colidiram na plataforma. Laudo da comissão de segurança do Metrô concluiu que houve falha humana no acidente.
Nova estação
Localizada na altura do número 10.000 da avenida Sapopemba, a nova estação é totalmente adequada para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Há duas entradas acessíveis, uma em cada lado da via, para facilitar a chegada à estação que está no canteiro central a 16 metros de altura – característica do padrão arquitetônico da Linha 15.
São 6,4 mil m² de área construída, três elevadores, nove escadas rolantes e três fixas, além de banheiros públicos acessíveis. A plataforma é central, com 90 metros de comprimento e portas automáticas de segurança. A parada conta com dois bicicletários, um em cada acesso, que podem receber até 80 bikes.
Linha 15-Prata
A implantação dessa linha tem o custo de R$ 5,4 bilhões, em investimentos exclusivos do Governo do Estado, compreendendo a construção de 15,3 km de vias e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, além do Pátio de Manutenção Oratório, a compra de 27 trens, sistemas elétricos, de sinalização e controle, e também de três novos terminais de ônibus já entregues na região da Vila Prudente.
De acordo com o Governo do Estado, até o fim deste ano entrarão em funcionamento mais 4 km, com a abertura das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O trecho até a estação Jardim Colonial será entregue em 2021. Quando pronta, de Vila Prudente a Jardim Colonial, a linha atenderá a mais de 400 mil pessoas por dia.