Com o objetivo de oferecer tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres, a Prefeitura de São Paulo conta com o programa Feiras e Jardins Sustentáveis. A iniciativa permite a transformação de resíduos de frutas, legumes e verduras (FLV) em composto orgânico, que é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos.
Outra finalidade do material é a sua distribuição de forma gratuita aos feirantes, munícipes, visitantes dos pátios de compostagem, escolas, equipamentos de saúde, eventos da Prefeitura, cursos, palestras, congressos, seminários sobre o tema e utilizado na revitalização de pontos viciados.
Trata-se de uma iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) em parceria com as subprefeituras e as empresas de varrição. Uma das cinco centrais de compostagem da cidade fica no bairro da Mooca, inaugurada em novembro do ano passado. O serviço acontece em um terreno com 4.539 m² localizado na rua Cirino de Abreu. Semanalmente cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos, vindos das 44 feiras livres dos distritos Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tataupé.
Além de diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros, propicia a diminuição das emissões de dióxido de carbono no meio ambiente e economia nos custos de operação – uma vez que evita o deslocamento de caminhões. Desde o início do projeto em dezembro/2015, São Paulo deixou de enviar para os aterros sanitários cerca de 3.900 toneladas de resíduos orgânicos, transformando-os em aproximadamente 500 toneladas de composto orgânico de alta qualidade.
Como retirar o composto orgânico?
Os saquinhos de composto orgânico são fornecidos gratuitamente pela Prefeitura. As solicitações de retirada podem ser feitas pelo e-mail: compostagem@prefeitura.sp.gov.br.
Como utilizar o composto orgânico?
Em caso de pequenos vasos, as chamadas plantas ornamentais, recomenda-se a utilização de 25% de composto orgânico.
Já em escalas maiores, o composto deve ser misturado a terra na proporção de 3 kg por metro quadrado.
Boa tarde! Gostaria de saber como retirar o composto orgânico gratuito?