No último dia 10 completou um mês da violenta enchente que provocou mortes, destruição e prejuízos na cidade. Vila Prudente, Mooca, Ipiranga e municípios vizinhos do ABC estão entre as mais impactadas. Muitos moradores e empresas ainda não conseguiram se recuperar dos estragos causados pela inundação histórica e o que todos querem saber é: quais são os planos dos governos para evitar a repetição destas graves cenas. A Folha questionou o Estado e o Município e as projetos ainda devem demorar para surtirem efeitos práticos.
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que, para a contenção das inundações em áreas da Vila Prudente, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) está licitando o projeto executivo do piscinão do Córrego da Mooca, previsto para ser construído embaixo do campo de futebol do CEE Arthur Friedenreich, na esquina da avenida Anhaia Mello com a avenida Jacinto Menezes Palhares. Foi ressaltado que em dezembro do ano passado foi assinado contrato junto ao Governo Federal para a liberação de recursos para execução da obra. O reservatório terá cerca de 134 mil m³ de capacidade. No entanto, não foi divulgada previsão para o início da construção.
A Subprefeitura de Vila Prudente esclareceu que existe outro projeto que visa a melhoria da vazão do Córrego Mooca no rio Tamanduateí em fase final de elaboração, mas que somente a SIURB pode fornecer mais detalhes. A Folha questionou a Secretaria e não obteve resposta.
Já a Secretaria das Subprefeituras informou que prioriza os serviços de zeladoria em todas as 32 subprefeituras e, em épocas de chuva, as ações são intensificadas. O órgão salientou ainda que nos três primeiros meses deste ano a Subprefeitura Mooca limpou 254 bocas de lobo, 84 poços de visita, atingindo 401 metros de galeria. A Subprefeitura de Vila Prudente limpou 1.165 bocas de lobo, 258 poços de visita e 7.798 metros de galeria.
No âmbito estadual, o Departamento de Águas e Energia (DAEE) voltou a afirmar que nos dias 10 e 11 de março choveu cerca de 134 milímetros na região e que a grande precipitação pluviométrica foi a responsável pelo transbordamento do Piscinão Guamiranga, na Vila Prudente. Foi ressaltado que o reservatório recebe manutenção periódica e a última ocorreu no final do ano passado. O DAEE informou ainda que está concluindo a licitação para implantar uma galeria na altura da rua Pindamonhangaba, que deve auxiliar o sistema de drenagem do trecho. O início da obra está previsto para o segundo semestre deste ano. (Gerson Rodrigues)