Depois de ser alvo de muitas críticas e até de inusitados protestos em diferentes pontos da cidade por conta da grande quantidade de buracos nas vias, a Prefeitura anunciou nesta semana, que conseguiu realizar licitação de três usinas de asfalto, que serão responsáveis pela produção de mil toneladas por dia de material para o serviço de pavimentação na cidade. “A meta da administração municipal é zerar os pedidos de tapa-buracos registrados via central SP156”, afirmou o secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.
A Prefeitura pretende cumprir o desafio em 40 dias. A recomendação é que todas as reclamações de buracos sejam registradas no Portal SP 156.
Em fevereiro, a Folha mostrou que o serviço da Prefeitura estava muito abaixo do esperado na região. Conforme dados divulgados pelo governo na ocasião, entre janeiro e dezembro de 2018, foram tapados 4.437 buracos na região da Subprefeitura de Vila Prudente e outros 2.017 na área da Subprefeitura Mooca, uma média muito abaixo do necessário. Na Vila Prudente, que compreende área de 19,80 km² de extensão, foram reparados 12,3 buracos por dia e na Mooca, que possui área de 35,92 km², foram consertados apenas 5,6. A escassez do serviço e a falta de recapeamento resultaram na esburacada situação da maioria das vias.
Na ocasião da reportagem a Secretaria das Subprefeituras informou que a Mooca e a Vila Prudente trabalharam em 2018, em média, com uma equipe de 10 pessoas em cada subprefeitura, utilizando cerca de 250 toneladas de massa asfáltica mensalmente. Foi ressaltado que neste ano as duas subprefeitura dobrariam o número de equipes e a quantidade de massa asfáltica por mês.
Buracos pra tudo que é lado, simplesmente tampá-los não irá resolver nada. A Prefeitura precisa recapear as vias públicas da cidade. Tapa buraco é somente um paliativo diante o tamanho do problema.