A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou desde a última segunda-feira, dia 25, uma faixa no sentido bairro da avenida Anhaia Mello, entre as ruas Américo Vespucci e Francisco Polito, na Vila Prudente. No trecho, a São Paulo Transportes (SPTrans) executa obra de futura parada de ônibus. Os trabalhos têm previsão de duração de dois meses.
Questionada pela Folha, a SPTrans confirmou que quando a futura parada, chamada Rui Roxo, entrar em operação os ônibus circularão, no sentido centro, pela faixa da esquerda junto ao canteiro central da Anhaia Mello. Hoje os coletivos trafegam pela faixa exclusiva à direita.
A mudança vai atingir as linhas que têm parte do seus itinerários pelo Complexo Viário Senador Antonio Emygdio de Barros Filho (que engloba o viaduto) e pela Anhaia Mello. Não foram dados detalhes das alterações no trânsito.
A SPTrans destacou ainda que tem por praxe divulgar as mudanças operacionais à população com pelo menos 15 dias de antecedência. Foi esclarecido também que, no sentido bairro da Anhaia Mello, os ônibus continuarão trafegando pela faixa à direita.
Terminal Central
A futura mudança do tráfego de ônibus no sentido centro visa facilitar o acesso ao Terminal Central, que ainda não tem data definida para o início das operações.
As obras de construção de três terminais de ônibus na Anhaia Mello, na altura das estações Vila Prudente de metrô e monotrilho, começaram no final de 2016 e o Terminal Central deveria estar funcionando desde dezembro de 2017. Por enquanto, estão funcionando apenas os terminais Norte, na rua Trocari, e o Sul, na rua Correia Barros. (Kátia Leite)