O resultado da brutal enchente que atingiu a região só não foi mais trágico graças à heroica atuação do Corpo de Bombeiros. Uma das equipes que trabalhou incansavelmente é a do Posto Vila Prudente, que na noite do domingo, dia 10, estava composta por seis homens e uma mulher. Das 22h do domingo até às 9h da segunda-feira, eles resgataram 64 pessoas ilhadas nas proximidades da rua Ibitirama com a avenida do Estado. Entre as vítimas estavam uma mulher grávida, um idoso cadeirante de 93 anos e uma criança portadora de Síndrome de Down. Todos aguardavam pelo salvamento em cima de veículos ou sobre muros.
Na tarde da quarta-feira, dia 13, quando a equipe voltou para o plantão no posto, a reportagem conversou com alguns dos integrantes da operação e foram unânimes em afirmar que foi a enchente mais violenta que já trabalharam. “A água atingiu um nível muito alto, cobria carros e pessoas. Não era possível distinguir o que era rio e o que era pista na avenida do Estado. O que demandou muito cuidado foi a força da correnteza. Vimos vários veículos serem arrastados para dentro do rio em alta velocidade”, comentou o sargento Laércio, que é bombeiro há 12 anos.
Todos os resgates foram realizados com um bote inflável que se movimenta através de remadas. “Realizamos mais de 20 viagens com cerca de 400 metros cada. Certamente remamos mais de 10 quilômetros. Primeiro priorizamos o salvamento das crianças e, na sequência, os idosos, as mulheres e por último os homens. Ficamos muito felizes de não ter deixado ninguém para trás”, afirmou o sargento.
Além do sucesso dos resgates, o que emocionou os bombeiros foi a mobilização solidária da vizinhança. “Paramos a viatura na rua Ibitirama, no ponto sem água mais próximo do local afetado pela enchente. Foi onde montamos nossa base de operação. Assim que o resgate era realizado levávamos as pessoas para este trecho. No nosso primeiro retorno com as vítimas, moradores do entorno já nos aguardavam com toalhas, cobertores, água, café, alimentos, entre outras coisas, para acolher os afetados. Foi uma das cenas mais bonitas que já presenciei em toda minha carreira”, destacou o sargento.
Na manhã de segunda-feira, após o término da operação, os bombeiros deixaram o local sob muitos aplausos da vizinhança. A heroica equipe estava formada pelo sargento Laércio, sargento Said, cabo Petrica, cabo Francisco, Cabo Zanni, soldado Cardoso e soldado Viviane. (Gerson Rodrigues)