
Várias paróquias da região estão em processo de mudança do padre titular. No último sábado, dia 17, às 16h, ocorreu a missa solene de posse do padre Fausto Marinho Carvalho Filho na Paróquia São José de Vila Zelina. No domingo, dia 18, às 18h, a solenidade foi na Paróquia São Pedro Apóstolo do Jardim Independência para o retorno do padre Dervile Alonço. Ambas as missas, como determina o rito, foram presididas pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Luiz Carlos Dias. Em comum também o fato das igrejas ficarem tomadas pela comunidade, pois os dois párocos têm importantes trajetórias na região.
São José e São Carlos Borromeu
O novo pároco da igreja na Vila Zelina, padre Fausto, era titular desde maio de 2009 da Paróquia São Carlos Borromeu de Vila Prudente, que concentra um dos maiores grupos de jovens da região. A cerimônia de posse dele na São José contou com a presença da vereadora Edir Sales. O padre Luiz Paulo de Souza, que era o pároco da igreja, pediu um ano de afastamento para descanso.
No lugar do padre Fausto na São Carlos assume o padre Arlindo Teles Alves, que estava na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Luciano, na Vila Ema. A missa de posse na Paróquia São Carlos, na rua do Oratório, 3712, está marcada para domingo, dia 25, às 18h30, com a presença do bispo Dom Luiz Carlos Dias.

São Pedro
No Jardim Independência, padre Alonço já havia ocupado o cargo de pároco da São Pedro entre 2012 a 2015, quando fundou o Pólo Cultural Dom Luciano Mendes de Almeida , que acolhe 190 crianças e adolescentes. Desde a saída da São Pedro, o sacerdote ficou à frente da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes na Água Rasa. A sua posse no último domingo contou com as presenças da vereadora Juliana Cardoso, do ex-deputado Adriano Diogo e do presidente da Folha, Newton Zadra.
O pároco Mauro Domesi, que respondia pela São Pedro, foi transferido para a igreja Cristo Rei, no Tatuapé.
Santo Emídio
Neste domingo, dia 25, às 10h, também acontece a missa de posse do padre Luiz Antonio da Silva como pároco da igreja Santo Emídio. O padre Luiz é da Congregação dos Sagrados Corações (SS.CC.), que é responsável pela paróquia Santo Emídio desde a sua implantação em dezembro de 1939. A missa será presidida pelo bispo Dom Luiz Carlos Dias. (Kátia Leite)