Os usuários dos pontos de ônibus improvisados na avenida Anhaia Mello, próximos às estações Vila Prudente do metrô e do monotrilho, precisam ter mais paciência. Não foi cumprida a previsão da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, responsável pelas obras dos terminais Central e Sul, de entregar os espaços no final do ano passado. Questionada novamente pela Folha nesta semana, a Companhia informou que a conclusão da construção ficou para o final deste mês.
O Metrô esclareceu que o cronograma de implantação dos terminais foi alterado em função de atraso na obtenção das autorizações necessárias para a readequação e melhorias do viário no entorno do local, finalização de iluminação pública e instalação do elevador da passarela que vai atender os usuários com necessidades especiais.
Embora o andamento das obras esteja atrasado, a reportagem da Folha constatou nesta semana que o ritmo dos trabalhos no local é lento. Tanto na quarta-feira, dia 14 e na quinta-feira, dia 15, poucos operários foram encontrados em atividade nos canteiros de obras. A reportagem questionou dois funcionários sobre o motivo, os quais informaram que o serviço está na reta final, na fase de finalização de detalhes e, por isso, não é necessário grande volume de homens trabalhando.
A reportagem também indagou o Metrô sobre quando os terminais serão entregues à São Paulo Transportes (SPTrans) para o início da operacionalização dos equipamentos. A Companhia informou que já está em fase de negociação com o órgão municipal para alinhar os termos da ocupação dos terminais, prevista para o período entre o final de fevereiro e início de março.
A Folha entrou em contato com a SPTrans para levantar detalhes de como será a operação dos terminais e quantas e quais linhas atenderão os equipamentos. A reportagem aguarda um posicionamento do órgão. (Gerson Rodrigues)