Neste domingo, dia 18, acontece na Vila Zelina – bairro que concentra vários imigrantes da Lituânia e seus descendentes – a celebração pelo Centenário da Restauração do Estado Lituano. A cônsul-geral da Lituânia em São Paulo, Laura Tupe, é uma das autoridades confirmadas.
Às 8h acontece o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Lituânia e do Estado de São Paulo na Praça República Lituana. Às 15h será celebrada missa de Ação de Graças na Paróquia São José (foto) com a participação do Coral Lituano de São Paulo. Na sequência, às 16h15, haverá a tradicional deposição de flores junto ao monumento à Liberdade na praça em frente à igreja.
A partir das 16h30 ocorre a sessão solene e a festa de aniversário no Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, na rua Campos Novos, 153. O evento gratuito começa com a execução dos hinos nacionais lituano e brasileiro e as saudações da presidente da Comunidade Lituana-Brasileira, Rosana Tumas, e da cônsul Laura Tupe.
A programação prossegue com a palestra “Mas o que são estes 100 anos?”, ministrada pelo historiador Marcos Lipas; e as apresentações do Coral Lituano de São Paulo e dos grupos de danças folclóricas “Nemunas” e “Rambynas”. Destaque também para a apresentação interativa com a artista Jurgis Didzlius, convidada especial da Lituânia, que busca uma identidade lituana globalizada.
O evento, que se estende até às 20h, terá ainda a abertura da exposição fotográfica “Como se fosse um domingo”, de Boris Taskov; e feira de artesanato típico, além do tradicional bolo de aniversário.