No último sábado, dia 25, por volta das 20h15, quatro criminosos invadiram o Mooca Plaza Shopping e roubaram 36 aparelhos de celulares de uma loja de telefonia e R$ 1 mil de uma lanchonete, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública. Na fuga, houve disparos de arma de fogo no estacionamento. É o segundo assalto no empreendimento em dois meses. Na noite de 30 de setembro, também um sábado, um trio armado com metralhadora roubou aparelhos e equipamentos de outra loja de telefonia. Em ambos os casos ninguém ficou ferido. Questionado pela Folha, o Mooca Plaza não informou o que tem feito para melhorar a segurança para lojistas e clientes.
No crime do último sábado um homem armado e duas mulheres anunciaram o assalto na loja de telefonia e colocaram os objetos roubados em duas mochilas. Um quarto suspeito ficou acompanhando a ação do lado de fora. Em seguida, um deles ainda roubou o dinheiro de uma lanchonete. Testemunhas viram o quarteto fugindo em um veículo UP branco.
Já na rua, viaturas do 21º Batalhão de Polícia Militar, com o apoio de batalhões vizinhos, conseguiram localizar o carro e ao perceberem a aproximação policial, os quatro deixaram o veículo às pressas, atirando contra o patrulhamento, e correram para o interior da Favela de Vila Prudente. Os policiais abordaram o motorista que permaneceu no automóvel e ele revelou que estava parado nas proximidades do shopping, quando os criminosos entraram no carro e o fizeram refém para a fuga. No UP do comerciante de 43 anos a polícia recuperou as duas mochilas com os celulares e o dinheiro roubados e encontrou ainda uma pistola calibre 635, um simulacro e munições, além do documento de identidade de um homem de 32 anos. A foto foi mostrada para testemunhas que o reconheceram como um dos participantes do roubo no shopping.
O boletim foi registrado no 56º Distrito Policial – Vila Alpina como roubo e a equipe está à procura do suspeito já identificado.
Na página oficial do Mooca Plaza no Facebook há vários relatos de clientes sobre o pânico no momento do crime e de indignação com a insegurança. O empreendimento estava lotado e com muitas crianças por contra da atração natalina com personagens da Disney. Vídeos postados nas redes sociais por vizinhos mostram as pessoas deixando o shopping correndo e a movimentação policial na rua.
Em nota enviada ao jornal, o shopping diz que ocorreu um assalto em uma loja e que não houve vítimas. Ressalta que está à disposição das autoridades e que colabora para a investigação do caso. A Folha questionou quais medidas serão adotadas para melhorar a segurança, mas não obteve resposta. (Kátia Leite)