Depois da inauguração do Piscinão Guamiranga em fevereiro, que apesar de ser o maior de São Paulo, não teve efeito para conter as violentas cheias em Vila Prudente, principalmente na avenida Anhaia Mello; Estado e Prefeitura estão se apressando para anunciar outro reservatório para a região, que deve ter a capacidade bastante ampliada em relação ao projeto inicial.
Estão na reta final os novos estudos para que o Piscinão Mooca 2, previsto para ser construído na esquina das avenidas Anhaia Mello e Jacinto Menezes Palhares, em área do campo de futebol do Clube Escola Vila Alpina, tenha a capacidade ampliada dos 120 mil m³ previstos inicialmente para 200 mil m³ de águas pluviais.
O projeto prevê ainda uma segunda etapa contemplando a reforma de galerias ligadas ao córrego da Mooca, canalizado sob a Anhaia Mello. De acordo com o secretário adjunto de Serviços e Obras da Prefeitura, Luiz Santoro, a expectativa é que essas medidas resolvam cerca de 90% das enchentes da Anhaia Mello.
O secretário ressaltou que o Piscinão Mooca 2 será coberto e que após o término da construção, ainda sem previsão de datas, o campo de futebol será devolvido aos esportistas. O equipamento será construído pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a manutenção ficará a cargo da Prefeitura.
Com a ampliação do reservatório Mooca 2, o projeto de outro piscinão menor na altura do número 7.000 Anhaia Mello, chamado de Mooca 5, ficará congelado por falta de verba para tocar as obras simultaneamente. (Kátia Leite)