Na inauguração do Piscinão Guamiranga, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que o Estado construiu o reservatório, com investimento de R$ 160 milhões, e que a operação ficará a cargo da Prefeitura. Alckmin frisou ainda que a manutenção não tem custo baixo. “A cada tempestade é necessário limpar o piscinão. A água volta para o rio, mas com essa água vieram pneus, armários e todo tipo de sujeira, que precisam ser retirados junto com a lama que fica acumulada”, explicou o governador.
Por estar oficialmente na área do distrito de Vila Prudente, a limpeza do piscinão compete à Prefeitura Regional de Vila Prudente (PR-VP) que, por conta da transição na Prefeitura ou porque foi pega de surpresa com a notícia do governador, até o momento não tem equipes contratadas para o serviço. Conforme a FolhaVP apurou, não há sequer verba destinada para a manutenção do piscinão no orçamento definido no ano passado.
Questionada pela reportagem da FolhaVP logo após a inauguração do reservatório, a PR-VP explicou que enquanto a contratação não estiver formalizada, contará com o apoio da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais. Na ocasião, também foi informado que “o levantamento dos custos já está em andamento”.
Nesta semana, a FolhaVP voltou a indagar a Prefeitura Regional que não informou se já sabe quanto custará a operação do piscinão. Em nota encaminhada ao jornal, foi reafirmado que será responsável pela execução da manutenção e que o “piscinão atuou plenamente na sexta-feira, dia 24, reservando toda água com as comportas e seis bombas funcionando”. Cita ainda que “evitou que o rio Tamanduateí (margem esquerda) saísse da calha, paralisando a avenida do Estado”. (Kátia Leite)