Com as presenças do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito João Doria (PSDB), foi inaugurado na manhã de hoje, dia 1º, o Piscinão Guamiranga, entre a avenida Dr. Francisco Mesquita, rua Patriarca, viaduto Grande São Paulo e o início da rua Guamiranga, em Vila Prudente. As obras foram iniciadas em dezembro de 2012 e a previsão inicial de conclusão era para o final de 2014. De acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável pela construção, o investimento do Governo do Estado foi de R$ 160 milhões.
O reservatório ocupa área de 70 mil m², dividida em três células de captação conectadas por galerias e distribuídas no entorno do Centro de Detenção existente no trecho. O piscinão em Vila Prudente é o maior da cidade. Tem 22 metros de profundidade máxima e consegue acumular 850 mil metros cúbicos de água das chuvas. Conta com quatro comportas e dois “stop logs” laterais, além de seis bombas de recalque com capacidade cada para 850 litros por segundo.
“Durante o pico da chuva, as comportas do piscinão são abertas para armazenar a água que depois da tempestade, através do sistema de bombas, será devolvida ao rio Tamanduateí. E o reservatório fica preparado para um novo pico de chuva”, explicou o governador Alckmin complementando que “vai ajudar muito a Vila Prudente que já foi bastante castigada pelas cheias”.
Alckmin ressaltou que a Prefeitura é responsável pela manutenção do reservatório. “Investimos 160 milhões de reais na construção e agora a Prefeitura passa a fazer a operação, que é superimportante e também não tem custo baixo, porque a cada tempestade é necessário limpar o piscinão. A água volta para o rio, mas com a água vieram pneus, armários e todo tipo de sujeira, que precisam ser retirados junto com a lama que fica acumulada”, disse o governador. Este é o terceiro piscinão da cidade entregue para operação da Prefeitura, os outros dois são o Olaria e o Oratório.
Além da Vila Prudente, a expectativa é que o Piscinão Guamiranga minimize as cheias na avenida do Estado, até parte da região central da cidade e na avenida Juntas Provisórias, beneficiando um milhão de pessoas, segundo o DAEE. Na Vila Prudente está prevista a construção de mais um piscinão na avenida Anhaia Mello, sob um dos campos de futebol do Clube Escola Vila Alpina, mas as obras ainda não foram iniciadas.
Cheias na Anhaia Mello
Apesar da capacidade recorde em São Paulo do Piscinão Guamiranga, o equipamento não deve resolver as cheias ao longo de todo o trecho da avenida Anhaia Mello na Vila Prudente, onde está canalizado o córrego da Mooca. Para minimizar o problema está prevista a construção de mais um reservatório no bairro, sob um dos campos de futebol do Clube Escola Vila Alpina, na esquina da Anhaia Mello com a avenida Jacinto Menezes Palhares. A Prefeitura já fez a cessão da área ao Estado e pelo acordo firmado, o campo seria refeito após a obra.
Questionado pela Folha, o DAEE informou que esse piscinão está inserido no Plano de Macrodrenagem da Região Metropolitana de São Paulo e estudos indicam que deverá ocupar área de 16 mil m² e acumular até 135 mil metros cúbicos. No entanto, não foi informada a previsão de início da obra.