Após vários anos de luta a Vila Ema conta agora com sua agência bancária federal. Construída em local estratégico, proporcionará progresso à comunidade.
A luta pela agência começou em março de 2007, quando colhemos mais de duas mil assinaturas de moradores e comerciantes, que foram entregues à direção da Caixa Econômica Federal em São Paulo. Após duas semanas, a empresa enviou representantes para analisar a viabilidade de implantação da unidade sugerida. O bairro oferecia todas as pré-condições exigidas. Na oportunidade, o representante ficou particularmente interessado em um imóvel, mas, para nossa surpresa e sem motivo aparente, a Caixa abandonou o negócio.
No final de 2008, o assunto voltou à tona, desta vez com amplo apoio do presidente da Folha, Newton Zadra, e do deputado estadual Adriano Diogo (PT), que desde início se engajaram na campanha. Enquanto o jornal abria manchetes em prol da reivindicação, o deputado entrava em contato com a alta direção do Banco do Brasil em São Paulo, solicitando empenho. Novos representantes vieram ao bairro para análises. Como na primeira vez, houve aprovação geral, ficando estabelecido que a agência seria instalada entre os números 3000 e 4000 da avenida Vila Ema. O obstáculo ficava restrito a encontrar um imóvel adequado. A notícia espalhou-se pela região. Imóveis foram indicados dentro do que estabelecia o banco. Um deles foi aprovado e sua compra concluída. Fizemos festa pública.
Mas, um novo fato conturbou o andamento do projeto. Naquele ínterim, a Nossa Caixa tinha sido adquirida pelo Banco do Brasil, e como havia uma filial no Parque São Lucas, a superintendência de São Paulo achou que uma nova agência em Vila Ema seria redundante. A notícia causou enorme decepção, mas não venceu nossa determinação. Retomamos a luta em duas frentes: com o Banco do Brasil e a Caixa novamente. O que mais interessava era uma agência bancária federal no bairro. O resultado foi auspicioso, mesmo que demorado. Quase dois anos depois tomamos conhecimento que a Caixa voltava a cogitar a implantação da agência em Vila Ema, só que em local que contrariava nossas reivindicações e fora do núcleo central do bairro.
Fomos em busca do deputado e da Folha que se insurgiram contra a ideia, fechando questão, junto com a superintendência de São Paulo, que a agência deveria ser construída no espaço inicialmente sugerido. Finalmente a decisão veio coroar nosso trabalho. A Caixa aceitou implantar sua agência no número 3.840 da avenida Vila Ema, próxima a futura estação do monotrilho.
Este artigo, “ainda sob dúvidas de alguns”, foi publicado em setembro de 2012. Hoje, novembro de 2013, nós, da altiva e entusiasta comunidade de Vila Ema, celebramos a inauguração da mais bonita, moderna e confortável agência bancária da região. Perdoem nossa falta de modéstia.
Agradecemos a todos os que acreditaram e não mediram esforços para que o sonho fosse concretizado. Seja bem-vinda Caixa. A Vila Ema te recebe de braços abertos.
*Antonio Geraldo Bueno é comerciante e morador de Vila Ema há 58 anos.