A partir desta segunda-feira, dia 23, ônibus têm exclusividade ao longo de 4,1 km da avenida Anhaia Mello, de segunda a sexta-feira das 6 às 9h em direção ao centro e das 17 às 20h no sentido bairro.
A faixa exclusiva à direita na Anhaia Mello vai desde a rua Francisco Fett, no Parque São Lucas, até a rua Itamumbuca, na esquina da estação Vila Prudente do metrô. O corredor para o transporte coletivo engloba trechos onde a avenida só tem duas pistas por causa das obras do monotrilho e o viaduto, na junção com a avenida Salim Farah Maluf.
A medida começou a vigorar em um dia bastante complicado para o trânsito, com recorde de congestionamento na cidade e vários semáforos sem funcionar após a forte chuva durante a madrugada. Mais de 80 equipamentos estão apagados ou no amarelo piscante, incluindo aparelhos na própria Anhaia Mello, como os cruzamentos com a avenida Jacinto Menezes Palhares e com a avenida Francisco Falconi, além do cruzamento das avenidas Salim Farah Maluf e Vila Ema.
Sinalização
Para alertar sobre as faixas exclusivas estão sendo usadas 225 placas de trânsito e 3 mil m² de sinalização horizontal. A Prefeitura informou que circulam pela Anhaia Mello no sentido centro, 16 linhas de ônibus municipais, transportando 112.632 passageiros por dia útil. No sentido bairro, passam 15 linhas de ônibus, levando 112.352 passageiros por dia útil. A freqüência média é de 91 ônibus/hora.
Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Mais faixas
A medida também foi implantada nesta segunda-feira, dia 23, na rua dos Trilhos, na Mooca, com 1,2 km de exclusividade à direita, de segunda a sexta-feira, das 17 às 20h em direção ao bairro, entre as ruas Dr. Almeida Lima e Clark.
Com a nova faixa, a CET alterou a regulamentação de estacionamento entre as ruas Clark e Juvenal Parada, visando melhorar as condições de circulação da rua dos Trilhos.
No total, mais 20,4 km de faixas exclusivas foram ativadas nesta segunda. A meta da Prefeitura é encerrar o ano com 190,2 km.
Saiba onde funcionam outras faixas exclusivas:
a anhaia mello ja é um caos não só em horario de pico como o dia todo, com faixa exclusiva vai virar o terror da região, vai sobrar jatinho e helicoptero. affff
uma das melhores coisas já feitas na região; levei menos de 20 minutos num percurso que chega a demorar 50, muitas vezes só no viaduto na altura da Salin Maluf pode demorar 30min.
olho para os carros de 8m² e na maioria das vezes leva só o motorista; o coletivo deve ser priorizado e essa faixa vem bem a calhar para diminuir o tempo que o trabalhador perde em pé num onibus.
Acho que não é o momento para a faixa de ônibus. Construcao do monotrilho e agora, faixa exclusiva de ônibus ! Está impossível trafegar na região. Na av vila ema, os semáforos tem tempo muito longo, ou seja, um caos!!!!!
Falou td um absurdo colocar faixa de onibus agora virou um caos a avenida e pior ainda vc fica parado no carro a faixa de onibus livre e nao passa um onibus sequer nem aumentaram o volume de onuibus para melhorar o trasnporte
se o onibus fica menos tempo parado, ele leva menos tempo para chegar aos pontos; só com isso diminui o tempo de espera e a lotação também acaba diminuindo um pouco.
por outro lado, quem tem carro pode contornar, criar rotas alternativas, onibus não pode fugir do intinerário dele, a não ser em casos emergenciais.
é muito egoismo reclamar de um tranporte que leva até 130 passageiros numa viagem, enquando está num que só leva o motorista, e ocupa metade do espaço de um onibus.
Há MESES estou tentando fazer a CET apanhar e autuar meliantes que estacionam seus carros pelas calçadas de Vila Zelina. Existem vários pontos viciados ( a analogia com os locais onde se despeja lixo não é fortuita, pois é de lixos humanos que estamos falando ) espalhados pelo bairro, com conhecimento e cumplicidade de todos os moradores. Por exemplo, na Rua Pinheiro Guimarães, que deve ser a maior calçada-estacionamento de São Paulo. Já fiz, sem exageros, mais de centena de protocolos junto a CET e nunca obtive sucesso. Este está reservado aos meliantes, ops, cidadãos de bem, lojistas e moradores que se locupletam de locais públicos para usufruto privado – algo parecido com o que o vulgo atribui aos políticos, mas o que não falta é “sujeira prá todo lado”, como diz a música da qual todos emprestam o refrão sem se ater à letra toda – e nunca são multados, o que é MUITO ESTRANHO, pois eu vivo chamando a CET, mais ainda nos últimos 3 anos. Na Rua Rio do Peixe, no trecho entre Santa Adeodata e Roseiras se dá o mesmo: temos taxistas e firmas de ar condicionado que tomam para si a calçada como se dela fosses donos, prejudicam pedestres, idosos, mulheres com carrinhos de bebê, fazendo-nos correr riscos à integridade física, e nada acontece, não obstante as dezenas de solicitações que eu já fiz à CET. Muito, muito, muito estranho mesmo. Mas eu ainda pego vocês.
😆 Interessantíssimo. Acho que toquei num ponto fraco de muitos dos leitores do site. Até esta altura contabilizo 9 ( nove ) “negativadas”, mas ninguém se dignou a responder às minhas críticas e queixas, me mostrando onde eu estaria errando. Apenas desaprovam minhas denúncias que, no entando, estão corretas: eu denuncio a ocorrência de crimes – ou “delitos”, como queiram – e sou mal-avaliado… Isso diz o suficiente sobre o caráter moral dum grande conjunto de residentes na região e mostra que estou realmente no caminho certo. Como eu falei antes, “sujeira pra TODO lado”. A desaprovação se mostra elogiosa. Achei meu norte.
Já havia passado da hora de se implantar as faixas exclusivas de ônibus. Sim, pode ser uma medida “meia-boca”, já que o certo é você ter corredores exclusivos de ônibus, porém, quem está dentro de um ônibus travado no trânsito, compartilhando o mesmo espaço com mais 100 pessoas, sabe o que estou dizendo.
Tenho carro, porém, vou e volto ao trabalho de ônibus. O interesse público tem que ficar acima dos interesses individuais de cada um. Agora, temos que cobrar a implantação do corredor exclusivo na Anhaia Melo, assim que acabar essa interminavel obra do monotrilho.
Vejam os senhores como são as coisas: telefonei na sexta-feira, no sábado e no domingo para a CET, denunciando os mesmos veículos de sempre estcionados como sempre nas mesmas calçadas de sempre no trecho da Rua Rio do Peixe entre Santa Adeodata e Heras. Somente no domingo o fiscal compareceu e fez quatro “remoções” ( pediu que os proprietários daqueles veículos retirassem-nos dos locais ) sem aplicar a justa multa. Pois bem: exatamente agora, na segunda-feira às 15:40 tive que telefonar novamente à CET pelo singelo motivo de sempre: os veículos “removidos” no domingo novamente se encontram nos mesmíssimos locais na Rio do Peixe. Não é problema da caráter? Falem a verdade. Agora estou fechando o cerco…
Muito legal seu artigo, interessante e com muitas informações, vou te adicionar aos favoritos.
Obrigado!