Começou a valer nesta segunda-feira, dia 16, a Operação Dá Licença para o Ônibus na rua e no viaduto Capitão Pacheco e Chaves, na Vila Prudente. O transporte coletivo tem exclusividade na faixa à direita ao longo de 1,3 km entre as avenidas Paes de Barros e do Estado, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9h.
De acordo com a São Paulo Transportes (SPTrans) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), pela rua e pelo viaduto Capitão Pacheco e Chaves circulam 19 linhas de ônibus, com uma frequência de 130 ônibus/hora pico, transportando, aproximadamente, 151.353 passageiros em um dia útil. No entanto, na manhã de hoje, a reportagem flagrou o corredor exclusivo vazio a maior parte do tempo, enquanto o congestionamento de veículos era intenso nas duas faixas ao lado.
Na Vila Prudente, a rua Ibitirama também conta com a faixa exclusiva para ônibus à direita desde julho, no trecho de 300 metros entre a rua José dos Reis e a avenida Anhaia Mello. No local, a medida vale de segunda a sexta-feira, das 6 às 20h.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Mais faixas exclusivas
A CET e a SPTrans também implantaram nesta segunda-feira, 1,3 km de faixa exclusiva à direita nas ruas do Manifesto e Tabor, no Ipiranga. A faixa funciona de segunda a sexta-feira, no trecho entre as ruas dos Patriotas e Bom Pastor, das 6 às 9h.
Neste mês, outros trechos do bairro já receberam a operação. Desde o dia 9, são 900 metros de faixa exclusiva na pista central da avenida Dom Pedro I, entre as ruas da Independência e Mariano Procópio. Antes, no dia 2, foi a vez da rua Silva Bueno ganhar 2,4 km de corredor exclusivo para ônibus entre a rua dos Sorocabanos e a avenida Almirante Delamare.
A operação também passou a valer nesta segunda-feira, em 4,4 km da avenida Sapopemba, no trecho entre a avenida Frederico Martins da Costa Carvalho e a Praça Felisberto Fernandes da Silva. Os ônibus trafegam com exclusividade na faixa à direita de segunda a sexta-feira, das 6 às 9h no sentido Centro e das 17 às 20h em direção ao bairro.
Agora, ao todo, a avenida Sapopemba conta 9km de corredor exclusivo. Em julho, outro trecho de 4,6 km já havia sido implantado no sentido Centro, entre a avenida dos Sertanistas até a praça Felisberto Fernandes da Silva; e no sentido bairro, entre a avenida Satélite e a rua Veloso de Espinha e entre as ruas Cândido Xavier e Cinira Polônio.
A Vila Formosa também ganhou 5 km de faixas só para ônibus em trechos de três importante avenidas: Regente Fejó, Eduardo Cotching e João XXIII. O transporte coletivo tem a exclusividade de segunda a sexta-feira das 6 às 9h no sentido Centro e das 17 às 20h em direção ao bairro.
Na avenida Regente Feijó, onde circulam 10 linhas de ônibus, são 500 metros entre as avenidas Vereador Abel Ferreira e Montemagno. Na Eduardo Cotching, que recebe 18 linhas, são 1,8 km entre a avenida Montemagno e a rua Arapoca. E na avenida João XXIII, que soma 13 linhas de ônibus, a operação 2,7 km de faixa exclusiva à direita entre as avenidas Renata e Rio das Pedras.
A Operação Dá Licença Para o Ônibus tem o objetivo de priorizar a circulação do transporte coletivo, buscando a redução dos tempos de viagens.
DEMAGOGIA! Acho que só o Sr. Prefeito e sua legião de eleitores julgam que ações estapafúrdias e falaciosas como essas irão resolver o problema do trânsito em São Paulo.
Agora só falta aprovar um projeto de lei proibindo as chuvas fortes em São Paulo.
Se querem realmente valorizar o transporte coletivo, fazendo com que o cidadão deixe o carro em casa e comece a utilizar ônibus/metrô/trem, basta fazer o que nunca foi feito: investir pesado na expansão do transporte coletivo na cidade. Se a oferta de transporte público na cidade aumentas, certamente fará com que muitos deixem o seu carro em casa e passe a utilizar transporte coletivo.
E, infelizmente, não é nada disso o que se está fazendo.
Se houver planejamento, a coisa melhora. Se não houver, ficaremos nesse “me engana que eu gosto” de sempre.
Pegue a rua dos trilhos que tem apenas 5 linhas de onibus. agora com faixa exclusiva em horario de pico, passa 1 onibus a cada 5 minutos, e o transito na região ficou um caos, esta bem claro que isso virou industria de multa, haja visto nao poderem aumentar o preço do transporte publico
Legal as faixas de onibus, mas acho que esta faltando uma na Av Vila Ema Pois todo o transito da regiao se dislocou para ela e agora do mercado Extra ate atravessar a Salim tem dia que voce demora mais de 1 hora.
Isso, coloca faixa na Avenida Vila ema que ai não tem mais quem passe de carro por lá. É fato: se o transporte público prestasse, a maioria deixaria o carro em casa, eu mesmo sou um, mas da forma como esta sendo feito, eu só me sinto estimulado a andar de carro para quer que eu vá, inclusive no centro da cidade, onde sempre preferi ir por transporte público…