O amplo terreno de quase 2 mil metros quadrados localizado entre as ruas Barão de Itapoã, Marques de Santo Amaro e Justiniano, na Vila Alpina, pertencente ao Governo do Estado, continua ocioso e causando transtornos à vizinhança conforme a Folha já mostrou em outras três matérias. O espaço é propriedade do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) e está previsto, desde 2009, a construção de um posto de verificação, mas até o momento não existe qualquer tipo de movimentação do IPEM. Enquanto isso a área, que é pleiteada pela comunidade local para abrigar uma unidade de saúde, vem servindo para depósito irregular de sucata.
O local, que já foi mais problemático, pois chegou a abrigar durante anos um estábulo de cavalos, carneiros, entre outros animais, em plena área urbana, além de acumular lixo e entulho, era propriedade da Secretaria de Estado de Saúde que em 2006, o transferiu para Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, destinando-o por fim ao IPEM.
Atualmente, embora esteja cercado por altos muros, é possível avistar das ruas muitas carcaças de carros, entre outros materiais ferrosos armazenados no terreno. Vizinhos denunciam a ocupação irregular promovida por um auto-peças instalado ao lado da área. “Enquanto o proprietário (Estado) não toma uma providência, o espaço é utilizado indevidamente para fins particulares. Isso é um desperdício. Aqui poderia ser construído um belo e eficiente posto de saúde, mas o desmanche de carros tomou conta”, declara um vizinho.
A Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba informou que em 2008, após ocupação irregular, removeu o estábulo que existia no local, demolindo as cocheiras e liberando a área. Foi ressaltado que o IPEM possui ação judicial de esbulho possessório contra o infrator da época, que saiu do local antes da decisão judicial. Na ocasião dos fatos, de acordo com a SUB-VP, o Instituto foi notificado para regularizar a situação dos muros, dos passeios e a limpeza, o que foi feito. A Subprefeitura informou ainda que parte do imóvel, com frente para a rua São Raimundo, onde há um auto-peças, é particular; já a outra parte, pertencente ao estado, está desocupado, o que não foi constatado pela reportagem.
Já o IPEM informou que existe uma ação de reintegração de posse movida pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, na qual já havia sido promovida a posse parcial e recentemente, em meados de julho, foi constatada nova invasão total. Por conta dessa situação, o Instituto ressaltou que o assunto está sub-judice e, por enquanto, não há previsão de quando a construção do posto de verificação será concretizada.
e seu kassab prometeu varios hospitais, creches, moradias etc, tai o disperdicio publico, com esse terreno ai na vila alpina daria pra construir muita coisa pra populaçao da regiao, que esta carente e nosso prefeito esta mais preocupado com seu novo partido, ele deveria conversar com nosso governador o seu alkimin, e apresentar um projeto de melhoria do nosso bairro, quem sabe ele assim consiga aumentar sua popularidade aqui na zona leste, o que nao pode e um terreno daquele tamanho ocupado de carros velhos e abandonados, as eleiçoes esta chegando nos vamos dar o troco, estamos de olho, tudo isso e uma vergonha.