Quem passa pelos baixos do viaduto Grande São Paulo, na alça sentido ABC, frequentemente se assusta com as montanhas de entulho que tomam conta do local. Nesta semana, a quantidade de sujeira é tamanha que uma pista da via está bloqueada para o tráfego de veículos. Não faltam depoimentos de que o despejo irregular no local acontece descaradamente, em vários períodos do dia e da noite, e que, portanto, a Prefeitura flagraria os infratores com facilidade se intensificasse a fiscalização.
“Não basta apenas a Prefeitura destinar trator e caminhão para a remoção do entulho, pois logo em seguida a sujeira é despejada novamente. O que precisa é mais rigor na fiscalização. Todos sabem os pontos mais problemáticos da região. Basta montar alguma operação e pegar esses infratores”, opina o morador da Quinta das Paineiras, Marcio Custódio Bruno, que diariamente utiliza a alça dos baixos do viaduto.
Como o lixo já toma conta de parte da via, motoristas enfrentam dificuldades para transitar pelo local. “Quem não conhece esse trecho é surpreendido pelo entulho. Os motoristas são obrigados a reduzir a velocidade bruscamente podendo causar acidentes. Vi um caminhão que precisou manobrar duas vezes para conseguir fazer a curva”, conta o motorista José Gonçalves.
Além do problema de saúde pública e degradação do aspecto visual, a concentração de entulho pode ainda causar sérios estragos devido ao risco de incêndios. Na semana passada, segundo o tenente Alexandre, comandante do posto de bombeiros de Vila Prudente, a corporação foi acionada duas vezes para conter o fogo em meio à sujeira nos baixos do viaduto. “Essa situação é bastante perigosa. Além de poder lesar pessoas, a estrutura do viaduto pode ser danificada dependendo das proporções das chamas”, comenta o tenente.
Outra situação de perigo nos baixos do viaduto são os depósitos de materiais recicláveis instalados no local. Para os bombeiros esses depósitos não estão em locais apropriados. “O problema maior nem é tanto a concentração desses materiais, mas sim o que fazem em suas proximidades, como fogueiras, instalações elétricas inapropriadas, entre outras coisas. Tudo isso pode servir para o início de um incêndio e se alastrar com rapidez devido à reciclagem”, explica o comandante.
A Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba informou que diversas ações vêm sendo realizadas nos baixos do viaduto com o intuito de inibir o descarte irregular de entulho, que são despejados, em grande parte, por caçambeiros durante a madrugada. Também foram encaminhadas solicitações à GCM e à Polícia Militar para efetuarem rondas permanentes. Foi ressaltado que são feitas programações rotineiras, semanais, muitas vezes com o apoio de retroescavadeiras para a retirada da sujeira.
Quanto aos depósitos de recicláveis, a SUB-VP informou que há intimação para os responsáveis da cooperativa instalada no local desocuparem a área municipal, no entanto, o Ministério Público do Estado, através da Promotoria de Justiça e de Direitos Humanos questionou a ação de desocupação posto que “… a possível desocupação da área atualmente em uso trará inquietação aos catadores, pois sobrevivem dessa atividade”. O órgão municipal salientou que, por conta dessa situação, o processo encontra-se com a Secretaria de Negócios Jurídicos, uma vez que foi colocado pela Justiça que, para a retirada dos recicladores, é necessário encontrar e ceder outro local para eles trabalharem, o que ainda está em andamento.
cade a cidade limpa seu prefeitro, isso e uma vergonha, tanto lixo e ninguem faz nada pra pegar esses infratores, que sao muitos na regiao, mesmo com uma multa alta eles nao estao nem ai, teria que pegar esse fiscais e ficar de plantao ate a hora que esses infratores despejam grande quantidaes de entulho, acho que deve demorar algumas horas, e ai so esperar e pegar esses pilantras, ou sera que tem algum fiscal levando algum por fora, porque o que nao falta nesse pais e coruptos, teria que colocar nessas areas de vicio como e cahamada, alguns cartazes ou cameras fotograficas e tudo que se possa colocar esses pilantras na cadeia urgente, temos que manter nossa cidade limpa e arborisadas, e nao criar apenas fabricas de multas na nossa cidade. e essa fabrica de multas que sustenta nosso prefeito e os subs tambem, estamos de olho, isso tudo e uma vergonha.
Simplesmente vergonhoso caro sub-prefeito
Rá! Rá!
Cidade limpa aonde? Essa administração municipal é uma piada (e de muito mal gosto, diga-se de passagem).
É um absurdo!
Também tem muito entulho na Av. Capitão Mor Pero de Góis, na Vila Primavera. Ali virou depósito de lixo e entulho e não se pode mais andar pela calçada, pois o lixo está adentrando na avenida, o pedestre corre risco de morte. Por favor, prefeitura, faça alguma alguma coisa. Todo dia os caminhões chegam e despejam ali, com a maior cara de pau.
“O Joio do Trigo”
O descarte de material nos baixos do viaduto é atitude corriqueira, que deve ser combatida, mesmo com os ecopontos a situação permanece, a questão que deve ser refletida é, além de uma falta de conscientização, quantos ecopontos existem na cidade?, a própria folha já em outros momentos trouxe a situação dos ecopontos que são insuficientes. Outra questão é a política de coleta seletiva e de centros de triagem de materiais recicláveis, que a prefeitura não tem, as cooperativas de catadores além de uma solução para o problema dos materiais recicláveis é solução para a as pessoas que sobrevivem deste trabalho, a cooperativa de materiais que existe nos baixos do viaduto tem toda a documentação necessária devidamente registrada, tem feito a coleta em diversos locais da região, além de trabalho de conscientização em escolas e empresas e na própria favela. E só está ainda nos baixos do viaduto porque a atual administração não teve a capacidade e vontade política de destinar uma área e/ou galpão para enfim os catadores terem um lugar digno para exercer sua atividade de coleta de material reciclado.
Temos uma política nacional para lidar com a questão dos materiais recicláveis e a prefeitura da cidade que mais produz material não tem uma ação de inclusão para os catadores e de coleta seletiva para a cidade.
” Separamos o Joio do Trigo, como separamos o Orgânico do Reciclável”.
http://www.mdf.org.br
André D. Silva – MDF (Movimento de Defesa dos Favelados)
Quem deveria cuidar de nossas vias somos nós mesmos…não devemos culpar as autoridades pela falta de educação de noso povo…
E depois, gente diferenciada é o pessoal de Higienópolis!!! Diferenciada é essa gente “esperta” que cobra para retirar entulho e acabam jogando em espaço púplico. PM e GCM são incompetentes, mas o problema é que a “justiça” não faria nada com essa raça porca, caso fossem “detidos”. Também tem o tal de Ariel de Castro Alves (dos direitos humanos) que vive defendendo tudo o que não presta neste país! Daí o “povão”, folgado e sem educação, aproveita, deita e rola as custas de quem segue as leis, paga seus impostos e é obrigado a conviver com esta porcaria de situação pela cidade toda. É muito mi, mi, mi e pouca ação contra o que é errado. O poder público parece aquelas avós que fazem de conta que não veem nada e passam a mão na cabeça de tudo o que os “netinhos” fazem de errado!!! Enfim, coisas de Zé povinho!