Não é de hoje que muitos moradores e comerciantes convivem com fiações emaranhadas e penduradas por vias da região. Embora a Folha retrate o problema quase que mensalmente, o caso parece estar longe de uma solução.
Desta vez, um dos pontos mais críticos fica na rua Oratório, altura do número 1.400, na Mooca. Mesmo sendo um trecho com grande fluxo de pedestres, pois concentra vários comércios, a fiação solta está esquecida pela empresa responsável. Após a troca de um poste de energia na redondeza, ocorrida há cerca de um ano, fios de telefone estão a pouco mais de um metro acima da calçada. “Qualquer pessoas que passa por aqui pode encostar nesses cabos. Isso é um desrespeito. Existe um ponto de ônibus bem nesse trecho, que é bastante movimentado. Várias reclamações já foram feitas com a empresa de telefonia, mas parece que nos ignoraram”, relata um comerciante local.
Outro ponto problemático fica na rua das Heras, 1015, na Vila Bela. Como em outros casos, um poste das proximidades foi substituído há cerca de sete meses e desde então a fiação está despencada. “Procurei todas as empresas que possuem fios no trecho e, com demora, todas consertaram seus cabos, mas o único que permanece solto é o de telefone. Os pedestres que passam por aqui são obrigados a desviarem pela rua para não encostarem nos fios. Isso é um absurdo”, reclama a moradora do trecho, Neide Buziam Brasil.
Onde o emaranhado também atrapalha é na travessa Professor Joaquim Torres Santiago, Vila Prudente. Mais uma vez após troca de poste, a fiação foi esquecida. “Depois que realizaram o serviço, há cerca de seis meses, amontoaram todos os cabos e não voltaram mais. Além de estar feio visualmente, fios estão soltos e as pessoas podem encostar neles”, conta um morador.
A Telefônica informou no último dia 28, que uma equipe de técnicos foi aos endereços mencionados e iniciou o trabalho de fixação dos fios e cabos telefônicos. Foi ressaltado ainda que os reparos serão concluídos no menor prazo possível. Não foi explicado porque as solicitações dos moradores, de vários meses atrás, não foram atendidas.
No entanto, na quinta-feira, dia 6, a reportagem constatou que os locais citados ainda permanecem com problemas.
na rua das Sensitivas em frente aoi 168 também há o mesmo problema a mais de 2 meses e nenhuma solução é tomada pelas partes responsaveis
E tambem na Rua itamumbuca perto do Metro Vila Prudente,tem os cabos da telefonica solto.