Apesar da inauguração há mais de um ano das estações Vila Prudente e Tamanduateí da Linha 2-Verde, até o momento, a Companhia do Metrô não deu destinação aos canteiros de obras usados ao longo destas regiões para construção dos trilhos. A promessa do Metrô é começar a mudar este cenário a partir das próximas semanas.
Após conclusão de licitação pública, o Metrô assinou na última terça-feira, dia 18, contrato com a empresa Contracta Engenharia Ltda. Anteontem, aconteceu a primeira reunião entre os representantes da construtora e os técnicos do Metrô para acertar detalhes do projeto. Os investimentos para revitalização dos canteiros, que além do trecho na Vila Prudente, incluem também uma grande faixa na rua Aída, do outro lado da estação Tamanduateí, são da ordem de R$ 16 milhões e os trabalhos deverão ser concluídos no segundo semestre de 2012.
Na região da Vila Prudente, apesar do Metrô ter afirmado anteriormente que o espaço abrigaria um parque linear, a proposta agora é a reconstituição da rua Tomás Izzo, que tem uma larga faixa interditada entre as praças Gonçalves Júnior e Padre Lourenço Barendse, somando dois quarteirões. Foi o ponto do bairro que sofreu maior impacto com as desapropriações e acumulou uma série de problemas nestes últimos 12 meses, depois de servir de canteiro de obras por cerca de três anos. Para a rua Tomás Izzo o Metrô informou que haverá reposição das calçadas e plantio de árvores junto ao muro.
Em entrevista exclusiva à Folha, no final de maio, o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, reconheceu que a ociosidade no trecho se estendeu além do previsto, mas garantiu que desde que assumiu a Companhia, em janeiro, estava se empenhando para resolver o problema. Ele ressaltou na ocasião que originalmente a obra urbanística estava prevista para acontecer na sequência da construção da linha. “Seria inclusive a mesma construtora que tocaria o projeto, no entanto a obra na linha demandou mais verba do que o previsto no contrato e não sobrou para fazer a reurbanização. Por isso, a necessidade de uma nova licitação”, explicou Avelleda.
Do outro lado do rio
A trecho que receberá o maior investimento é o da rua Aída, onde o Metrô tem projeto de construção de um parque linear. O local, que engloba uma área entre 25 e 30 mil metros quadrados, terá pistas cicloviária e de caminhada, passeios (cerca de 1.500 m), alamedas, iluminação e paisagismo com plantio de árvores. Também serão instalados playground, equipamentos de ginástica ao ar livre, quadras poliesportivas, pistas de skate, campo de bocha e anfiteatro.
E qto a Rua Pedro de Godoi, parece que a mesma foi esquecida nessa reportagem, ela é que foi a mais afetada, por está até hoje interditada!
Como todos os moradores estou indignada com o fato da rua onde moro estar interditada a tanto tempo. A rua Pedro de Godoy que está interditada a anos, formou um espaço sujeito a assalto e para acessarmos a ibitirama temos que dar uma volta bem maior do que antes…Quando vão tomar uma providência? Porque a matéria não fala da rua pedro de godoy???
ate que enfim esse projeto vai ser posto em pratica, depois de fazer aniversario, nois moradores da regiao merecemos uma grande area de lazer, e que nao fique so na promessa dos nossos politicos, queremos um ibirapuera na zona leste, com muito lazer e grande area verde, porque estamos carente de areas verdes na nossa regiao de vila prudente, e bom que os vereadores nem apareça na inaugaraçao do nosso parque, e disso que eles gostam de aproveitar e depois pedir votos do povo, estamos de olho.
com todo esse dinheiro ai quremos um ibirapuera da zona leste, com muito verde e area de esporte, nos moradores da regiao estamos carente de uma boa area de lazer, estamos de olho acompanheremos dia a dia esse parque que acho dessa vez nao vai ficar so no papel, ou so no grafite como esta hoje, nos queremos curtir tudo que temos direito vamos fazer uma grande festa, e falar pra todo mundo ate que enfim pensaram um pouco no moradores da z/l, e disso que o povo gosta.
E o meu questionamento é: Não vai ter uma saida para o outro lado na Av. Anhaia Melo?? Ou seja onde será canteiros como está descrito da matéria, não vai haver uma outra saída para os usuarios? Quando os moradores da região do vila zelina está sem opção de condução, pois para chegar até o metro, tem, de seguir a pé, pois em horario de pico não há condições de utilizar onibus, sendo que já é um bairro mal servido de linhas de onibus e agora ficou p
A obra será inaugurada no ano de 2012, epóca de eleição.Quando chegamos nesta epóca acontece estas coisas/milagres. Ficamos dois anos com este presente de grego.
Moradores do começo da RUA DO ORATÓRIO, na Mooca, pedem limpeza e lixeiras nas calçadas para um bairro mais higiênico. Referente ao metrô Vila Prudente, falta colocar um ou dois pontos de ônibus que sigam para a Av. Paes de Barros, pois os que passam,demoram muito tempo, e chegam lotados. É preciso melhorar o local do ponto de ônibus e a escadaria existente para sairmos do metrô VP.
Que ótima notícia, espero que essa obra não seja demorada, pois essa área do metrô está precária! E as crianças que andam de skate se arriscam andando na Rua Aida, inclusive meu filho é um deles! Eles estão ansiosos para a inauguração do skate park!
so colocaram uma placa mais nada cade a obra de reurbanisar essa area abandonada pelo governo, so tem quanto milhoes eles vam embolsar nas suas conta corrente, tem mais eles falaram que em 2012 vai ficar pronto, esse ano tem eleiçoes pode ser que acontesa alguma coisa ne, estamos de olho, tudo isso e uma vergonha.